O percentual de jovens que terminam os estudos não sabendo o básico do que se espera para um país de terceiro mundo tem colocado em pauta as deficiências da política pública do país e a importância dos pais e da sociedade como um todo nessa maratona democrática em prol da melhoria da educação do Brasil.
Algumas regiões da Ásia, como Coreia do Sul, se tornaram exemplos de modelos de educação eficiente, e todas elas têm em comum a valorização do professor como ser fundamental no processo de aprendizagem. Realidade muito diferente da que temos aqui no Brasil, onde(,) além de má remuneração salarial, tem-se também a necessidade de uma boa formação para esses profissionais da educação. Entretanto, é imprescindível não só salientar a importância dos pais no acompanhamento da vida escolar de seus filhos, como também o desenvolvimento do interesse do aluno, que é o principal foco, pois de nada vai adiantar tanto investimento se o próprio estudante não vê no conhecimento as chaves de portas para um leque de novas oportunidades e sucessos.
A sociedade e muito menos os pais podem aceitar como natural o conceito subtendido de que a situação socioeconômica dos menos favorecidos sempre será a mesma, não, a educação é que faz a diferença, pois como já dizia Paulo Freire, "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Desta forma, é somente dando o devido valor ao professor, e estimulando a cobrança dos gestores públicos por parte da população que conseguiremos efetivar tal mudança no quadro caótico em que se encontra a aprendizagem do Brasil.
Comentários do corretor
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e muito bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 10 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |