Educação Brasileira: Progresso ou Retrocesso? - Banco de redações


Desafios da educação no Brasil

Enviada em: 05/03/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

 A educação Brasileira enfrenta um retrocesso. Conforme alguns dados*, entre mais de 60 países avaliados, o Brasil está em 53º lugar na educação, ou seja, um nível baixo para um país com lema "pátria educadora". Estima-se que apenas 8% das pessoas que são capazes de trabalhar conseguem se expressar por meio da leitura ou da escrita, e que 20% das pessoas que concluem o ensino fundamental, conseguem ter algum do domínio da escrita e da leitura. Com base nos dados citados, pode-se perceber que os desafios enfrentados para se ter uma educação boa, são grandes.  E  além de condições péssimas enfrentadas pelos os alunos, os professores também são vítimas de uma "pátria educadora" inexistente, pois muitos chegam a receber menos que o piso salarial.

   E os dados não param, mais de 700 mil de crianças estão fora das escolas, (.) a grande desigualdade existente na sociedade brasileira, pode ser considerada um fator importante para um número tão alto de crianças não escolarizadas, e (pois colabora com) o trabalho infantil, onde muitas crianças trabalham, ao invés de focar em seus estudos.

 Muitos estudiosos consideram que existe uma dependência da educação e da desigualdade, ou seja, uma depende da outra para conseguir melhorias, e além disso, afirmam que a tendência da educação brasileira é decair, pois enquanto existirem desigualdades e desinteresse do governo à educação, o retrocesso continuará. 

Comentários do corretor


* É bom citar a fonte desses dados, para dar credibilidade aos mesmos no texto.

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e a concordância de número (singular e plural)  e de gênero (masculino e feminino).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível aprofundar um pouco mais a discussão e, citando as fontes, tornar os dados mais persuasivos.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente