Desde muitos séculos a educação vem sendo a opção mais importante para que ocorra o avanço tecnológico no Brasil e no mundo. Porém, para que continuem acontecendo essas transformações é preciso que a educação seja prioridade para o governo e para a sociedade, mas, infelizmente(,) a educação vem sofrendo vários desafios que vai deixando e essa prioridade vai sendo deixada de lado.
Existem vários motivos para que ocorram esses desafios enfrentados pela sociedade brasileira, e um deles é a agressividade de professores e alunos em sala de aula, muitas vezes isso ocorre por causa da falta de conversa dos familiares com seus filhos e a falta de profissionalismo por parte dos professores. Mas, também existe o fato de alguns professores estarem em sala de aula por falta de opção.
Atualmente, o governo não está investindo o necessário na educação brasileira, com isso vem ocorrendo situações precárias como, por exemplo: escolas sem estrutura adequada, professores com baixo salário, falta de segurança, entre outras. É necessário que o governo coloque a educação em primeiro lugar, porque se não houver profissionais qualificados, o Brasil(,) ao invés de avançar, vai “voltar no tempo”, gerando mais desemprego e pobreza no mundo.
Contudo, a sociedade deve agir junto para enfrentar esses desafios, para repassar um bom ensino os professores devem amar sua profissão. O governo deve priorizar a educação e disponibilizar mais oportunidades para os alunos, os órgãos públicos devem investir mais na educação e colocar em prática algumas ideias trazidas da sociedade para melhorias na educação.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |