Segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), o Brasil ocupa o 53º lugar em educação entre 65 países avaliados, o que mostra que nossa educação está distante de ser satisfatória. O país encontra, então, muitos desafios para chegar a índices aceitáveis(,) como melhorar a educação básica e pública, além de pagar o piso salarial aos professores. Portanto, o país precisa urgentemente revisar e aperfeiçoar seu sistema educacional.
Primeiramente, o fato de o governo não pagar o piso salarial aos professores em alguns estados revela o quanto nossos educadores são depreciados em nossa sociedade. Porém, a qualidade da educação está fortemente ligada ao estímulo financeiro e moral dado aos professores. Logo, melhorar a qualidade da educação é pagar salários dignos aos nossos docentes e reconhecê-los como essenciais para uma formação acadêmica adequada.
Outro ponto que precisa de mudanças e atenção são as estruturas das escolas públicas. Possuíamos colégios com péssimas infraestruturas para nossos alunos, pois alguns nem possuem biblioteca e laboratório. Além disso, a alfabetização precisa começar mais cedo. A leitura é fundamental para que as crianças desenvolvam e aprendam apropriadamente todas as disciplinas. Dessa forma, sem melhorias no espaço físico e sem o incentivo para uma alfabetização precoce, jamais ocorrerá a elevação dos índices educacionais.
Em suma, o governo deve pagar salários dignos aos docentes e condecorar seus resultados com prêmios como uma remuneração extra e medalhas, além de investir na melhoria do espaço físico das escolas públicas. Já as às escolas, educadores e aos pais, cabe a tarefa de incentivar às as crianças a praticarem o hábito da leitura desde cedo. Assim, nossa educação irá apresentar melhorias em seu sistema de ensino que irá irão contribuir para uma didática de qualidade e uma melhor qualidade de vida.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |