A educação no Brasil necessita urgentemente de melhorIas, mas como melhorar algo sem tornar isto sua responsabilidade?! Pois, hoje em dia, todos estão abdicando da culpa, e colocando a responsabilidade pelas mudanças nos outros. É o zelador que espera que o professor ensine os alunos bons modos, é o professor que espera do diretor, reformas e advertências, é o diretor que espera do governo uma medida nova, e o governo que espera que a população resolva seus problemas sozinha.
É preciso que todos olhem ao redor e vejam o quanto essas melhorIas são necessárias, o Brasil precisa de mais igualdade, mais oportunidades, é fato que, houve muitas mudanças que vêm ajudando alunos de baixa renda e vindos de escolas públicas á a entrarem em boas faculdades, mas ainda há muito a ser feito. O crime vêm vem tirando muitos jovens da escola, e isso também é algo que deve ser trabalhado e solucionado.
Os professores não são valorizados como deveriam, e pode se observar muita reclamação por parte destes, o funcionário deve estar satisfeito com sua profissão para que o serviço seja bem realizado. Capacitar melhor os professores, ensinar e trabalhar mais sobre o respeito a todos que estão na escola e fora dela é um começo. Os pais não podem esperar que a escola faça o todo o trabalho. A base da educação vem de dentro de casa. O incentivo e a cooperação têm que partir da familia, pois escola e casa devem se complementar para a melhor educação.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível explorar melhor dados e informações concretas que ajudem a ilustrar e contextualizar o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |