Carta ao Presidente - Banco de redações


Usina de Belo Monte: desenvolvimento ou agressão ambiental?

Enviada em: 17/05/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Goiânia, 17 de maio de 2010.

Excelentíssimo Senhor Presidente Luís Inácio Lula da Silva,

Com minhas considerações, venho tratar de um assunto polêmico, “a construção da Usina de Belo Monte”, este assunto vem causando protestos de repercussão nacional, e não é para menos, pois trará impactos negativos ao meio ambiente, e afetará áreas indígenas. O governo e alguns especialistas defendem este empreendimento, pensando apenas que a hidrelétrica será a terceira maior do mundo e beneficiará em torno de 26 milhões de brasileiros.

Apesar de o Ibama ter concedido uma licença para a construção da usina, o ambiente será prejudicado e devemos pensar no futuro, se não preservamos de agora, não o faremos mais, e a cada projeto realizado que visa apenas o desenvolvimento econômico, o ambiente e os povos nativos ficarão desamparados.

A maioria dos povos indígenas é contra a construção da hidrelétrica, pois ela prejudicará e modificará os seus modos de vida. A usina será construída no curso do rio Xingu e, poderá reduzir de maneira significativa a vazão deste importante rio Amazônico.

Belo Monte tem história e passou por várias transformações, mas ainda precisamos de um “modelo energético” que vise o desenvolvimento da economia sem cometermos um crime ecológico.

O ambiente e os povos nativos precisam de nossa valorização e colaboração, todos nós brasileiros, ricos ou pobres. Mas quem está em poder para tomar alguma atitude benéfica, neste momento, é Vossa Excelência, então, esperamos uma decisão sábia do Senhor.

Atenciosamente,

Comentários do corretor


NÃO USE TÍTULO EM CARTA ARGUMENTATIVA

CUIDADO COM OS EXCESSOS DE VÍRGULA

SENHOR NESTE CASO, É COM LETRA MINÚSCULA. NORMALMENTE USAMOS SENHOR COM LETRA MAIÚSCULA QUANDO NOS REFERIMOS À DEUS.

COMENTÁRIO
Seu texto está um pouco superficial, sem nada de diferente que prenda à atenção do leitor. Busque mais informações, exemplos, estatísticas e metáforas que enriqueçam seu trabalho. Não tenha medo de ousar e saia do comum.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente