Mudança de hábito
Está ocorrendo uma mudança nos hábitos alimentares da população. Com a evolução da medicina, que adquiriu maior conhecimento sobre o efeito dos alimentos no corpo humano, e a divulgação de práticas alimentares saudáveis pelos meios de comunicação, atualmente há maior consciência sobre a importância de uma alimentação saudável para se ter maior qualidade de vida.
No passado, não havia a preocupação de que produtos industrializados e fast-foods poderiam trazer prejuízos à saúde. Porém, hoje sabe-se que esses alimentos contém contêm açúcar, sal e gorduras em excesso, que, a longo prazo, trazem prejuízos à saúde. Como consequência, cerca de 50% dos brasileiros estão com excesso de peso, além dos altos índices de diabetes e de doenças cardiovasculares na população. Todos causados, em grande parte, pela má alimentação.
Assim, graças ao maior conhecimento médico e com incentivo de diversos programas da mídia, as pessoas estão mudando seus hábitos, diminuindo o consumo de industrializados e procurando alimentos naturais, buscando evitar problemas de saúde. Outro efeito positivo nessa mudança é que está havendo maior procura também por atividades físicas, que em conjunto a à alimentação, promoverá uma boa saúde a quem efetivamente adquirir os novos hábitos.
Portanto, em decorrência do maior conhecimento das pessoas sobre os benefícios de uma correta alimentação e na qualidade de vida, esses novos hábitos não são apenas modismo, vieram para ficar.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto, é possível explorar melhor o assunto e desenvolver uma argumentação menos superficial.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |