"No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho". Esse trecho de Carlos Drummond de Andrade revela que há um grande empecilho: mudar a consciência alimentar dos cidadãos. O atual cenário sério e alarmante e tende a se agravar.
Antes de tudo, vale ressaltar que uma parcela expressiva da população não é consciente na hora da alimentação. Incumbências como o estudo e o trabalho são tarefas que demandam muito tempo e, muitas das vezes, são conciliadas pelos cidadãos. Desse modo, sobra pouco tempo para as refeições, o que se torna necessário optar por “fast food”(,) comidas rápidas, que não são saudáveis e contêm alto valor calórico.
Com isso, o estado da população brasileira é preocupante. Segundo o Ministério de Saúde, 52,9% da população brasileira tem excesso de peso. Nesse ponto, muitas pessoas podem desencadear adquirir doenças como diabetes do tipo 2 e hipertensão, o que pode ocasionar em mortes.
Portanto, falta de consciência alimentar é um problema preocupante. Dessa forma, a população deve se conscientizar a trocar os lanches rápidos e de alto valor calórico, os “fast food”, por alimentos saudáveis, como frutas e vegetais. Além disso, para otimizar o tempo(,) devem acordar mais cedo para organizar ou preparar uma alimentação saudável. Assim, contornaremos essa pedra inconveniente.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à coesão frasal, à regência verbal (verbos que exigem ou não preposições) e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto é possível desenvolver uma discussão mais aprofundada sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |