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Estamos mudando nossa consciência alimentar?

Enviada em: 18/01/2016

Status:

Corrigida
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"No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho". Esse trecho de Carlos Drummond de Andrade revela que há um grande empecilho: mudar a consciência alimentar dos cidadãos. O atual cenário sério e alarmante e tende a se agravar.

 

Antes de tudo, vale ressaltar que uma parcela expressiva da população não é consciente na hora da alimentação. Incumbências como o estudo e o trabalho são tarefas que demandam muito tempo e, muitas das vezes, são conciliadas pelos cidadãos. Desse modo, sobra pouco tempo para as refeições, o que se torna necessário optar por “fast food”(,) comidas rápidas, que não são saudáveis e contêm alto valor calórico.

Com isso, o estado da população brasileira é preocupante. Segundo o Ministério de Saúde, 52,9% da população brasileira tem excesso de peso. Nesse ponto, muitas pessoas podem desencadear adquirir doenças como diabetes do tipo 2 e hipertensão, o que pode ocasionar em mortes.  

Portanto, falta de consciência alimentar é um problema preocupante. Dessa forma, a população deve se conscientizar a trocar os lanches rápidos e de alto valor calórico, os “fast food”, por alimentos saudáveis, como frutas e vegetais. Além disso, para otimizar o tempo(,) devem acordar mais cedo para organizar ou preparar uma alimentação saudável. Assim, contornaremos essa pedra inconveniente.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à coesão frasal, à regência verbal (verbos que exigem ou não preposições) e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto é possível desenvolver uma discussão mais aprofundada sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente