Há alguns anos houve um crescimento no poder de compra dos brasileiros, as pessoas financiaram casas e veículos, os brasileiros compraram eletroeletrônicos, e o padrão de vida brasileira brasileiro melhorou, (.) mas essa época se distancia e em seu lugar emerge um tempo de “apertar os cintos”, e fazer economia.
O aumento do custo da energia elétrica, o preço dos combustíveis que crescem(,) a desvalorização da moeda, e as taxas e juros exorbitantes sobre os financiamentos pesam no orçamento da família brasileira.
A dona de casa chaga chega com as sacolas mais vazias e a carteira também, porque o processo de produção dos produtos essências essenciais na mesa do brasileiro só encarece, deixando os consumidores a à mercê de altos preços(.)
O rumo do país ainda é incerto, mas já está claro que o brasileiro terá que se planejar para tempos de incerteza e de crise.
Portanto, a população nacional deve começar a pesquisar preços(,) das gôndolas de supermercados a postos de gasolina, (.) o uso do cartão de crédito e empréstimos deve ser evitado, agora o Brasil deve sair da inadimplência e fazer poupança pra eventuais emergências.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à concordância de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente. Mas ainda é possível desenvolver melhor a argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |