A qualidade de vida tem sido repensada, a à medida que as pessoas estão percebendo que vivem numa prisão sem muros. Por isso se tem presenciado, nos últimos anos, mudanças nas paisagens das cidades.
As pessoas estão percebendo que precisam mais de convivência interpessoal do que de comodidade. Aquele conceito de qualidade em serviço baseado nos drives trours thrus, shoppings centers imensos e prédios que oferecem quase todos os tipos de serviços(,) está sendo deixado de lado.
Com isso, visualiza-se que as pessoas estão desejando ter uma vida mais saudável em todos os sentidos. Apesar que de a insegurança nas grandes cidades causar medo, os indivíduos não têm deixado de procurar lugares diferentes e que passam a sensação de liberdade a eles.
A realidade mostra que tanto o governo quanto a iniciativa privada estão mudando seus focos e oferecendo serviços e espaços mais humanos às pessoas. São implementação e aperfeiçoamento de parques, praças com flores e ambientes para atividades fisicas, restaurantes ao ar livre, hotéis no meio de florestas, ciclodias ciclovias ambientalizadas etc.
A população também vem se unindo nesse sentido, para que possa interagir com maior frequência uns com os outros. Bons exemplos são ações que há alguns anos não eram frenquentes e hoje fazem parte da rotina de muitas pessoas, como as crianças nas pracinhas, jovens e adultos fazendo piquinique no parque, bairros que criando hortas comunitárias, lixões sendo transformados em espaços culturais, entre outras iniciativas.
Conclui-se, com isso, que a rotina da população vem mudando e exigindo cada vez mais lugares humanizados e sustentáveis, o que contribui para a saúde e qualidade de vida dos cidadãos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |