A desmoralização infantil - Banco de redações


Violência contra a criança: o caso Nardoni

Enviada em: 20/04/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A violência contra a criança cresce de forma assustadora, mostrando que o Estatuto da Criança e do Adolescente já não produz os resultados esperados. O caso Nardoni comprova isto. Isabella Nardoni morreu ao cair do sexto andar do prédio onde morava com o pai Alexandre Nardoni, e a madrasta Anna Carolina Jatobá, que foram condenados por homicídio triplamente qualificado e fraude processual, por júri popular, julgamento que durou cinco dias. Alexandre foi condenado à 31 anos, 1 mês e 10 dias de prisão e Anna Carolina Jatobá, a 26 anos e 8 meses. Porém, a defesa do casal recorreu da sentença.

 

È difícil de imaginar o que poderia levar um pai a permitir e participar de tamanha violência contra a própria filha. Uma criança indefesa, que depende do amparo de seus responsáveis para sobreviver, mas, que acabou perdendo a vida de forma cruel.

Uma brecha jurídica pode acabar tirando o casal da cadeia, a defesa pede por novo júri. A defesa alega que na época em que ocorreu o crime, em março de 2008, a legislação previa que condenados a uma pena maior que 20 anos teriam direito a um novo julgamento. E em fevereiro de 2009, foi garantido pelo Supremo Tribunal Federal o direito dos condenados recorrerem em liberdade. Mas mudanças na lei impedem que ocorra um novo julgamento automático.

Neste caso, como em muitos outros, a violência contra a criança parece não ser levada a sério. Criminosos que violentam sexualmente, e chegam até a matar crianças estão soltos, aguardando julgamento, podem cometer novos crimes, sendo que, se estivessem presos, estes novos atos seriam evitados.

As crianças são um bem maior, elas formarão o futuro de nosso país, porém, a criança que não tem seus direitos respeitados e a sua segurança garantida, poderá não ter um amanhã. Se continuarmos a perder as crianças de forma tão violenta, o que será do futuro? Provavelmente, ainda estará repleto de violência e desrespeito a vida.

Comentários do corretor


CUIDADO COM A REPETIÇÃO. SUGESTÃO: “A DEFESA PEDE POR UM NOVO JÚRI ALEGADO QUE..”


COMENTÁRIO:
O seu texto está muito bem escrito. Parabéns pela linguagem clara e coesa. Leia sempre mais. Argumente melhor as suas ideias dando exemplos, dados e citações que enriqueçam o seu trabalho. E não se esqueça! Ao expor um problema, elabore soluções. Assim seu texto vai ficar ainda mais persuasivo.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente