Principalmente nas grandes cidades brasileiras(,) sair na rua se tornou algo extremamente estressante, (.) em que as pessoas não se sentem seguras, pois a rua agora é território da criminalidade. Praças e parques(,) quando não estão tomados por moradores de rua(,) estão em péssimas condições, contudo(,) existem exceções, (.) dessa forma(,) deve haver uma retomada dos espaços públicos no Brasil, para que eles venham a ser locais de interação social.
Em primeiro plano, é necessário que a rua volte a ser um local de convívio pacífico, desse modo traficantes e usuários de drogas, ladrões e outros tipos de criminosos devem ser retirados das ruas, (.) portanto deve haver um maior policiamento nas ruas e nas praças, tornando esses locais mais seguros , para que assim as pessoas possam caminhar tranquilamente .
No entanto, a diminuição da violência não é suficiente, pois esses espaços que deveriam fornecer as condições básicas para que as pessoas possam ter momentos de lazer, muitas vezes estão em péssimas condições, exemplo disso são praças em que há lixo por toda parte, ruas e calçadas esburacadas, (.) essa situação em que se encontram os espaços públicos faz com que as pessoas as vejam como locais inadequados e insalubres.
É essencial destacar, desse modo, que as cidades brasileiras carecem de investimentos em melhorias e na ampliação de de áreas , como parques(,) praças(,) entre outros, portanto cabe as às prefeituras a reforma e a manutenção desses locais, já a população deve cuidar e desenvolver atividades ao ar livre como a criação de jardins comunitários , e também utilizar essas áreas para o convívio harmônico , seja com a prática de esportes ou como centros culturais e de lazer.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar melhor exemplos atuais de retomada dos espaços públicos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |