Passear no parque é um privilégio para poucos(,) porque nem crianças, nem idosos podem se deslocar com facilidade(,) pode ser por motivos escolares, de saúde, física ou financeira(;) enquanto os adultos trabalham, estudam, cuidam de casa, da família, pagam as contas e sobra pouco tempo para desfrutar do lazer.
(Outro exemplo é a diferença entre cidades.) Tanto na capital do Pantanal - Campo Grande - como a região Metropolitana de São Paulo, esta tem várias cidades integradas por linhas de trem, ônibus intermunicipal que facilitam o acesso a qualquer ponto de uma grande região(,) enquanto na capital do Pantanal (Campo Grande) aquela com as escassas linhas de ônibus com preço equivalente ao praticado em São Paulo desmotivam a locomoção de um ponto a outro. Em ambas as regiões é notável, que(,) apesar da falta de recursos, a principal questão é a motivação ao cuidado do bem estar social em ambientes públicos.
O trabalho é uma atividade indispensável para garantir recursos necessários para moradia, transporte, saúde, educação, alimentação e, o mais prazeroso(,) o lazer. Para garantir a satisfação de passear em parques(,) deve haver a redução de jornada de trabalho de 44 horas semanais para 30 horas. Este benefício irá garantir maior disposição das pessoas para passear, conversar e ampliar suas habilidades sociais em espaços de convivência pública.
Nas grandes capitais há diferenças no transporte público com preços quase iguais para garantir que a população desfrute os espaços de convivência comun comum. Além de garantir recursos de infra-estrutura infraestrutura(,) o mais importante é reduzir a jornada de trabalho.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma coerente, apresentando um ponto de vista interessante sobre o assunto. No entanto é possível desenvolver um raciocínio mais claro e coeso.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |