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O desafio da mobilidade urbana no Brasil

Enviada em: 17/08/2015

Status:

Corrigida
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    Ir e vir é um direito que todo cidadão livre tem. Mais que isso(,) é uma necessidade(,) uma vez que precisamos nos  deslocar de casa para o trabalho, para escola, dentre outros lugares. Mas como fazer isto, de forma rápida e segura, nos grandes centros urbanos cada vez mais congestionados no que se refere ao trânsito de veículos automotores?

    A frota nas ruas aumentou muito, e continua crescendo, a cada dia(,) em um ritmo maior que o da população. As cidades não estão preparadas para receber este número cada vez maior de veículos. Por mais que se ampliem as vias(,) não conseguiremos evitar os engarrafamentos. Essa medida seria como esperar resolver a obesidade afrouxando o cinto. Em algum momento ele arrebenta. Perda de tempo no trânsito, mortes por acidentes e aumento da emissão de poluentes são algumas consequências deste problema(.)

    Melhoria no transporte público é preciso. Faixas exclusivas para ônibus para viagens mais rápidas e aumento da oferta de horários para encurtar o tempo de espera e coletivos menos cheios. Metrô ou trem urbano que polui menos e possui via própria diferente da utilizada pelos demais veículos. Ciclofaixas para estimular o uso de bicicletas que também são ótimas opções de atividade física para os que podem (que não tenham restrições de saúde).

    Precisamos de um pensamento coletivo para resolver o transtorno da mobilidade urbana. Há um pensamento de que andar de carro dá “status”, mas país desenvolvido não é aquele (em) que os menos favorecidos economicamente deslocam-se com transporte próprio, e sim aquele (em) que os mais abastados andam de coletivo.

 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação e ao emprego de preposições.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, bem desenvolvida e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente