O trânsito em grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro tem se encontrado em situação de caos devido a à grande quantidade de veículos e as às poucas vias alternativas.
Atualmente houve uma alteração nos limites de velocidade nas principais vias desses grandes estados, um bom exemplo ocorreu em São Paulo(:) a diminuição da velocidade nas marginais e estradas fez com que os motoristas ficassem com uma certa revolta do prefeito.
Diminuições de velocidade assim são ruins para quem depende desses trajetos para chegar no trabalho ou levar os filhos na escola, é necessário sair mais cedo de casa para poder chegar no local desejado pois aonde se poderia atingir uma velocidade maior é necessário trafegar de forma devagar.
Um grande inimigo do motorista entra em ação nesse momento(,) o Radar se torna uma forma muito fácil de lucrar pois até que os motoristas se acostumem com a nova regra de trânsito muitos acabam excedendo e isso vai gerar lucro para o país, mais mas o lado bom é que nessa velocidade diminuem-se os riscos de acidentes graves.
Quase todos os dias ocorrem acidentes de carro ou moto e nem sempre a velocidade excedida é a culpada das colisões, (.) grande parte das ruas, estradas e vias de locomoção dessas grandes metrópoles estão com má sinalização, buracos e algumas sem condições de tráfego(,) e nesse caso a velocidade não é problema.
A medida de redução da velocidade já foi tomada para evitar acidentes(,) porém não se tem um bom investimento nas ruas para que os motoristas possam dirigir com mais prudência e assim evitar acidentes.
O trânsito nesses lugares apenas vai melhorar quando houver investimento e também mais prudência dos motoristas, pois também existem muitos que acabam abusando quando têm uma máquina sobre seu poder.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título e a palavra "trânsito" tem acento circunflexo no a.
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem explorar dados e informações abrangentes sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |