Aprendam com o Comunismo - Banco de redações


A redução da jornada de trabalho pode gerar demissões?

Enviada em: 17/03/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE
“Tempo é dinheiro”. Esse é o dito popular, e um exemplo de como funcionam as relações de trabalho em grande parte do mundo. Neste ano eleitoral surge a PEC 231 que tenta mascarar o problema do desemprego impondo às empresas uma nova jornada de trabalho.

Claro que isso é uma grande conquista para os trabalhadores, mas o preço dessa conquista não pode ser jogado em cima dos empregadores, os empreendedores deste país que já enfrentam impostos pesadíssimos e embargos burocráticos diversos.

Sem visões utópicas do assunto podemos prever que grandes empresas como a Vale passariam estes custos ao produto final de venda ou investiriam em automação, já aquela padaria na esquina de sua casa, que emprega dois funcionários, não tendo condições de contratar um terceiro se vê obrigada a entrar no mercado informal ou fechar suas portas.

Chegamos ao ponto onde o que foi criado para gerar empregos acaba se transformando em um instrumento de informalidade comercial e encarecimento dos produtos o que diminui o poder de compra da população. Assim os novos empregos seriam apenas em números absolutos, pois estatisticamente as condições dos trabalhadores estariam ainda piores.

Muitas idéias, assim como o Comunismo, são ótimas no papel, mas quando botadas em prática encontram erros ou problemas que não foram previstos ou simplesmente ignorados, que isso não aconteça com a PEC 231.

Comentários do corretor


“Tempo é dinheiro”. (...) Neste ano eleitoral surge a PEC 231 (...)

(...) os empreendedores deste país que já enfrentam (...)

(...) prever que grandes empresas como a Vale passariam (...) em automação, (...), não tendo condições de contratar um terceiro se vê obrigada (...)

Chegamos ao ponto onde o que foi criado (...) encarecimento dos produtos o que diminui o poder de compra da população. Assim os novos empregos seriam apenas em números absolutos, pois estatisticamente as condições (...)

(...) problemas que não foram previstos ou simplesmente ignorados, que isso não aconteça com a PEC 231.



PROCURE NÃO INICIAR TEXTOS COM FALAS REPRODUZIDAS, DITADOS, ETC.

PARTA DO PRESSUPOSTO QUE O LEITOR NÃO TENHA CONHECIMENTO DO SIGNIFICADO DA SIGLA.

APÓS O TERMO EM DESTAQUE É NECESSÁRIO O USO DE VÍRGULA.

APÓS O TERMO EM DESTAQUE É NECESSÁRIO O USO DE PONTO FINAL. INICIE OUTRA FRASE PARA CONTINUAR SEU RACIOCINIO.

REDIJA NOMES PRÓPRIOS ENTRE ASPAS.


“ONDE” É UTILIZADO APENAS PARA SE REFERIR À LUGAR.


COMENTÁRIO:
Cuidado com o título. Ao se referir ao comunismo, você deveria ter dado um espaço maior para a relação deste com o tema proposto. Somente no último parágrafo que você citou o comunismo, mas sem apresentar boas argumentações. Não se prenda em apenas um raciocínio ou argumento para redigir seu texto. Prove que você tem amplo conhecimento sobre o assunto. Preste atenção à coletânea e diversifique os assuntos reproduzidos em sua redação. Leia sempre mais e mais. Convença o leitor que sua opinião é consistente e coerente com a realidade.

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente