Na contemporaneidade, a dificuldade de se locomover de um local para outro utilizando automóveis é um dos problemas enfrentados diariamente pelos brasileiros, principalmente nas áreas mais populosas do país. Apesar disso, o número de carros por indivíduo contínua a crescer, conceituado como um meio de transporte rápido e prático.
Entretanto, já se foi a época em que possuir um carro significava mais agilidade, pois com os constantes engarrafamentos o deslocamento é cada vez mais lento e cansativo. Analisando isso, começa a surgir a necessidade de (se) implantar novas fontes de locomoção, mas uma medida como essa talvez não seja necessária, se a população começar a utilizar um meio de transporte já existente(:) á bicicleta, pouco contemplada atualmente, porém de bastante utilidade e que poderia começar a ser inserida inicialmente em pequenos trechos.
Além disso, é necessário que a população comece a ver a bicicleta, como uma fonte alternativa de locomoção, contudo em nosso país para que isso aconteça de forma segura e correta é imprescindível que investimentos em ciclovias sejam realizados, para que assim as pessoas sintam-se motivadas a usufruir de seus benefícios, diariamente.
Neste sentido, torna-se necessário, portanto, que o governo comece a investir em propagandas que mostrem como o uso da bicicleta irá contribuir na locomoção, saúde e aptidão física dos seus adeptos. Somando-se a isso, é de fundamental importância que as crianças sejam incentivadas nas escolas, a utilizarem a bicicleta no seu dia á a dia(,) fazendo assim com que elas cresçam manuseando o instrumento correto para auxiliar no fim deste caos na locomoção. Ademais, comprar uma bicicleta deve-se tornar tão fácil como comprar um carro, atualmente com diversas formas de pagamento, facilitando cada vez mais sua disseminação em nosso país.
Comentários do corretor
* Pedalando e descongestionando
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e de pronomes reflexivos.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível explorar melhor dados atuais sobre o assunto para embasar melhor a argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |