Com o êxodo rural as pessoas passaram a se concentrar mais nas cidades. E, esse fenômeno cresce continuamente com suas consequências e dificuldades. Em função disso, a mobilidade urbana tornou-se um verdadeiro desafio.
O sedentarismo é facilmente observado em atitudes como utilizar o carro para ir à padaria, ou realizar qualquer outro trajeto curto. No entanto, esse não é o único problema ocasionado pelo crescimento da frota de veículos particulares. A poluição, o congestionamento, as ilhas de calor e o estresse também são questões que têm a mesma causa.
Existem iniciativas governamentais, como as ciclovias, mas acabam sendo realizadas somente em cidades conhecidas e conceituadas. Em outras, simplesmente iniciativas como esta não existem. Cidades que são cortadas por rios poderiam se utilizar de transportes fluviais com maior frequência e não só transportando mercadoria. Porque, no fim, o objetivo é conscientizar as pessoas e criar meios de transporte que integrem a sustentabilidade.
Portanto, no Brasil(,) é possível acolher formas alternativas de locomoção através do incentivo e investimento governamental. Medidas como o aluguel de bicicleta são simples e conferem bons resultados. Muitos transportes são à base de energia limpa, com custo baixo, contudo, não é suficiente, o costume da sociedade também precisa ser modificado. A conscientização poderá acontecer pelos meios de comunicação em massa.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e ao uso de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar melhor dados atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |