Um dos problemas enfrentados pela população brasileira é a dificuldade de mobilidade encontrada nos centros urbanos do país. Isso tem causado muitos transtornos não só nos grandes centros como também nos médios. Congestionamentos e engarrafamentos no trânsito(,) bem como superlotações de transportes coletivos são algumas das barreiras encontradas por quem quer exercer de seu direito de ir vir.
A principal causa encontrada para tais problemas é a falta de infraestrutura e planejamento. As cidades cresceram, a urbanização aconteceu e o êxodo rural causa cada vez mais inchaço nos grandes e médios centros urbanos. Apesar disso o transporte coletivo não acompanhou tal velocidade de desenvolvimento(,) o que causa as superlotações. Nas capitais como Salvador(,) na Bahia, por exemplo, é comum ver ônibus com pessoas aglomeradas, em pé, umas por cima das outras comprometendo não só seu conforto como também a sua segurança.
Tentando fugir do transtorno da superlotação muitos optam por veículos particulares e isso leva a um outro problema grave, os congestionamentos e engarrafamentos das vias. Tal problema é bastante perceptível em metrópoles como São Paulo(,) onde em horários de “pico” é praticamente impossível transitar pelas vias principais, mas ultimamente é comum observar também nas médias cidades. Segundo dados do IBGE, os médios centros urbanos têm marcado um crescimento muito maior nos últimos anos que as cidades grandes, pois as pessoas vão para eles em busca de melhor qualidade de vida e junto a esse bum "boom" populacional vêm também os problemas no trânsito.
Analisando, portanto, as más circunstâncias do deslocamento e as suas causas(,) é possível perceber que grande parte do problema seria resolvido com melhor planejamento e infraestrutura. Cabe então ao governo investir melhor mais em transportes públicos mais rápidos como metrôs, por exemplo, para que não só o trânsito como também a qualidade da vida do povo melhore(,) afinal tais problemas afetam e muito a rotina das pessoas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e ao emprego coeso de termos.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar melhor dados atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |