Durante seu governo, o ex- presidente da República Juscelino Kubstchek Kubitschek baseou seu governo em atrair a indústria automobilística para o Brasil. Isso teve diversas consequências positivas para o país, entre elas o benefício à economia, porém teve também consequências negativas, a principal delas é o excesso de carros nas cidades, que, juntamente com a gestão ineficiente dos meios e vias de transporte, torna o trânsito caótico.
O transporte de massa, como ônibus e trens, é capaz de promover redução substancial no número de carros que circula nos centros urbanos, por isso a maior valorização desses meios atualmente. Entretanto, o potencial desses meios de transporte ainda não é explorado em sua totalidade, já que os carros e motos são largamente utilizados em trajetos onde o transporte público está ou poderia estar disponível.
São raras no Brasil as chamadas cidades planejadas, que são construídas segundo um plano detalhado e têm seu crescimento controlado, como a capital Brasília, (;) ao contrário, a maioria das cidades cresce desordenadamente. Esse crescimento desordenado faz com que vias de transporte tornem-se insuficientes para toda a demanda.
Por tudo isso, o problema do deslocamento nas metrópoles se deve principalmente a falhas de planejamento e a à obsolescência da malha rodoviária urbana. Para reduzir o problema as prefeituras das cidades poderiam criar pedágios urbanos que cobrem taxas simbólicas para cada espaço vazio nos carros e motos, como maneira de incentivar as pessoas a preencher todos os lugares nos carros, de modo a reduzir a demanda por mais carros veículos. E cabe também aos motoristas se conscientizarem e não usarem carros sem necesssidade(,) e às empresas de transporte garantirem qualidade em seus serviços.
Comentários do corretor
*consequências
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e .à repetição de termos.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica, mas é possível explorar dados atuais e pertinentes para desenvolver um raciocínio mais abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |