Condições de trabalho e desenvolvimento econômico - Banco de redações


A redução da jornada de trabalho pode gerar demissões?

Enviada em: 10/03/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Grande parte da população sofre atualmente com o desemprego e a falta de oportunidades. Paralelamente, observamos uma classe trabalhadora que enfrenta longas e cansativas jornadas de trabalho. Apesar de poder dizer-se históricamente vitoriosa pelas leis trabalhistas que conseguiu assegurar, vemos que a população economicamente ativa vive ainda hoje um contraste. O problema do desemprego tecnológico que enfrentamos hoje, gerado pela mão-de-obra robótica que substitui o trabalho humano, representa mais um agravante. Na busca de uma solução viável para o problema, existe a sugestão do encurtamento da jornada de trabalho.

Para auxíliar a análise da possibilidade de sucesso dessa alternativa, basta recorrermos à história. No século XIII, a Primeira Revolução Industrial foi marcada pela exploração da mão-de-obra empregada, que, em terríveis condições, enfrentava 16 horas de trabalho diário mal pago. A classe trabalhadora era abundante, de forma que o interresse em melhorar suas condições profissionais eram inexistentes. Através de greves e movimentos trabalhistas, conseguiram diminuir a jornada de trabalho pela metade, de forma de que foram gerados duas vezes mais empregos.

A diminuição do desemprego mostrou-se benéfica para toda a população. Com uma parte bem maior da sociedade recebendo salários, o poder de compra geral aumentou, o que representou quantidades mais importantes fluxo de dinheiro e um consequente desenvolvimento econômico.

Na época, não existiam salários para desempregados. Hoje, pagamos impostos para, entre outras atividades, assegurar o salário desemprego à mão-de-obra excedente. Com menos desempregados temos ainda a vantagem da possibilidade de investimento financeiro em outras melhorias para a população.

A redução na jornada de trabalho está diretamente relacionada à necessidade de mais mão-de-obra, e portanto à criação de empregos. Essa decisão nos levará, ao que tudo indica, à uma economia mais dinâmica.

Comentários do corretor


”HISTORICAMENTE”; “AUXILIAR”

COMENTÁRIO:

Seu texto ficou bem escrito. Porém, o tema apresentado possui um universo de discussão amplo. Você poderia ter ido além das suas ideias, sem se focar em apenas uma visão ou argumento. Leia mais e diversifique. Prove que sua opinião é correta e coerente com a realidade através de exemplos e dados. Ganhe credibilidade perante o leitor. Ouse. Renove. Você é capaz.

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 2
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente