Bucolismo e fugere urbem foram princípios originados no período literário conhecido como Arcadismo. Representavam, respectivamente, o apreço por cenários pastoris e a fuga do desenvolvimento das cidades. Em oposição à tal escola literária, a realidade atual é efeito da urbanização desmedida, fruto de pouco planejamento. A mobilidade, em lugares como esses, torna-se precária e “remendos” foram feitos tentando consertar crises já instaladas. Solucionar tal fato se faz emergencial, já que a diminuição de áreas rurais com o avanço industrial amplia a situação.
Durante o período da administração de Juscelino Kubtscheck, um avanço tecnológico ocorreu para o Brasil através de seu modelo de projeto chamado de Nacional Desenvolvimentista. Entre outros aspectos frutos de investimento, estava a indústria nacional e a automobilística. O Brasil, desde então, repete o feito visando o aumento do capital econômico. Tal incentivo, vindo por meio da redução de impostos ou custo de combustíveis, contribui para o aumento do tráfego nas grandes cidades. Assim, uma forma de contribuir com a mobilidade seria o investimento pesado em melhorias e na divulgação do transporte público.
Como consequência das medidas apresentadas, as cidades, hoje, apresentam muitas áreas de congestionamento e tornam a população dependente do tempo ditado pelo trajeto. Com o grande fluxo de veículos, os níveis de poluição se tornam diariamente mais elevados e (,) assim como os transtornos ao meio ambiente. O transporte coletivo se torna cada vez mais precário e depredado, devido ao pequeno incentivo. Assim, como um ciclo, torna-se menos utilizado.
Destarte, solucionar os problemas da mobilidade urbana no Brasil consiste em reduzir o foco de incentivos econômicos aos transportes individuais e transferi-los aos públicos. Melhorar as condições em que os últimos se encontram e a fiscalização para que se evite a depredação também seria necessário. Com o problema já instalado, organizar o planejamento das cidades e a educação de forma a valorizar o meio ambiente ajudaria.
Comentários do corretor
Bom texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando dados atuais pertinentes ao assunto, além do uso de referências que enriqueceram a discussão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
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