A mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras se torna um desafio para o governo com a expansão desenfreada das metrópoles. Tendo em vista a fácil aquisição de um veículo nos dias de hoje, como também o crescimento no número de moradores que tivemos nestes pólos.
Relativo a à facilidade na compra de carros, vemos que agência e concessionárias facilitam o pagamento em 36 ou 60 vezes sem juros, fazendo com que cada vez mais pessoas possam ter um carro, que já foi sinônimo de lucro*, mas hoje necessidade para locomoção nas cidades, (.) mas com isto problemas como brigas de trânsito e mortes por colisões aumentam(,) devido a à falta de espaço para tantos veículos nas estradas e imprudência de motoristas, (.) segundo estatísticas** o trânsito brasileiro mata mais pessoas que a guerra no Iraque, um dos motivos pelos quais isto ocorre e é o fato das pessoas não pensarem nas outras e quererem o espaço só para si, criando assim barreiras para que o stress e problemas de saúde apareçam entre os moradores.
Aliado a isto, no começo do século XX(,) com a criação de indústrias e uma nova chance de qualidade de vida(,) move pessoas do campo (se mudaram) para a cidade causando o êxodo rural e urbano para começar uma nova vida, crescendo assim o número de pessoas. Porém, a falta de planejamentos em estrutura na época de expansão causou estes problema que estamos enfrentando(,) com muitos carros para pouco espaço nas ruas.
O desafio da mobilidade, portanto, se deve deve ser vencido com em investimentos em projetos para que o uso de outros de meios de transporte sejam usado e cresça(,) e também, incentivo e à educação por parte do governo desde a educação básica a à formação do aluno no CFC (centro de formação de condutores).
Comentários do corretor
* não seria luxo?
** feitas por quem? Divulgadas por quem? Desenvolva a argumentação para dar credibilidade à mesma.
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e coerente, no entanto é possível desenvolver uma argumentação melhor embasada e mais crítica sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |