Pit Stop?
Durante o último mês antes do meu primeiro vestibular, me vi na necessidade de dar uma pausa nos estudos voltados a esta avaliação. Isto aconteceu devido a uma sucessão de acontecimentos de ordem acadêmica.
Nesta reta final, estou voltando minha atenção para leitura dos livros requisitados para a prova de literatura e para revisão de Inglês. No entanto, tive que interromper esta preparação a fim de me dedicar a atividades extracurriculares.
Primeiramente, me ocupei com afazeres referentes aos eventos da Semana de Ciência e Tecnologia. Nesta, integrei equipes responsáveis por uma apresentação sobre a “Evolução do Homem”, do recital “As Multifaces da Literatura Modernista”, do “English Songs Festival” e do blog “Vivendo Valores Virtualmente”.
Em seguida, participei do Datamaskin 2008, o encontro de informática do CEFET-BA (Unidade de Ensino de Eunápolis), que exigiu de mim inteira atenção, pois fiz parte da comissão organizadora. Nesta, que foi a primeira edição deste evento, contamos com uma boa programação, com qualidade de conteúdo. Apesar dos contratempos, fiquei muito feliz com o resultado em geral deste trabalho.
Durante o desempenho das tarefas relativas ao Datamaskin, recebi a felicíssima notícia de que, na Olimpíada de Algoritmo da Hostnet, a equipe da minha escola, da qual faço parte, se classificou em 5º lugar. Hoje chegarei a Foz do Iguaçu para fazer a segunda etapa deste concurso nacional e participar do Latinoware.
Acredito que atividades deste tipo acrescentam bastante à nossa bagagem cultural, entretanto, me preocupa a idéia de “romper” a seqüência de estudos visando o vestibular em um período tão próximo deste.
Assim, surgem questões em torno deste dilema: Estas atividades podem interferir na preparação para o vestibular ou são benéficas neste sentido? Supondo que a segunda opção esteja correta, até que ponto elas não atrapalham?
Leia os resumos dos livros cobrados nos maiores Vestibulares do Brasil
Confira algumas dicas para o seu ano de Vestibular
Veja o perfil de Ítalo Augusto