Produção Publicitária

Produção audiovisual: uma das atividades do produtor publicitário

A publicidade é uma área da comunicação em constante mudança. Isso porque ela acompanha as últimas tecnologias da mídia para fazer seus anúncios, na internet, em veículos móveis e na televisão, que depois de muitos anos começa a entrar na era digital.

Os produtos, as marcas e as empresas também se modernizaram e reconheceram a importância de anunciar com qualidade aumentando o valor do profissional de publicidade e propaganda. Para quem gosta da área e deseja uma formação mais específica e prática, o curso superior de Tecnologia em Produção Publicitária é a formação ideal. Esse tecnólogo trabalha diretamente com a produção de materiais publicitários e com a gestão de pessoas, marcas e serviços na área de marketing e campanhas, desenvolvendo uma postura empreendedora e criativa.

Atividades

Além das citadas há algumas competências do tecnólogo em Produção Publicitária:
- Criação e produção de peças publicitárias audiovisuais (anúncios, spots, comerciais e jingles) para veiculação em rádio, televisão, cinema, internet e demais veículos impressos, utilizando ferramentas como fotografia, ilustrações e estilos diferenciados de linguagem;
- Utilização de ferramentas de informática (softwares e programas específicos) adequadas à produção publicitária;
- Busca de soluções criativas, conhecimento de variados métodos e técnicas para implementá-los;
- Gerência de marketing, serviços de comunicação e de marcas e produtos em empresas públicas e privadas;
- Direção de criação e de arte, produção gráfica, de multimídia e de RTV, direção de planejamento e marketing em agências de publicidade e propaganda;
- Preparação de conteúdo e animação, produção, edição, roteiro e assistência de direção em produtoras de conteúdo e audiovisual;

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para este profissional é amplo, ele pode trabalhar em empresas de marketing, de promoção e eventos, departamento de marketing de empresas públicas e privadas, produtoras de comerciais, spots e jingles, veículos de comunicação de massa e assessorias de comunicação.

O Curso

O curso de tecnologia em Produção Publicitária tem duração média de 2 anos e meio e algumas das disciplinas cursadas são: marketing básico, cultura brasileira e globalização, produção gráfica, foto publicitária, oficina de comunicação e empreendedorismo.

Instituições de Ensino

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: Promove de Brasília
Goiás: Cambury (Goiânia); FANAP (Aparecida de Goiânia)
Mato Grosso: UniRondon (Cuiabá)
Mato Grosso do Sul: UNIGRAN (Dourados).

Região Nordeste
Alagoas: FAT/AL (Maceió)
Paraíba: FATECPB (Cabedelo)

Região Norte
Amazonas: IFAM (Manaus)
Pará: FAINTIPI (Belém)

Região Sudeste
Rio de Janeiro: Estácio (Niterói, Rio de Janeiro)
São Paulo: Universidade Cidade de Sâo Paulo; Uninove; UNIB; FMU (São Paulo)

Região Sul
Santa Catarina: Univali (Itajaí)