Produção Editorial
O curso de Produção Editorial capacita o profissional a desenvolver atividades relacionadas à edição e publicação de obras impressas ou eletrônicas. Esse profissional deve coordenar a edição de revistas, livros, folhetos, websites, entre outros. O produtor editorial define com o autor o conteúdo e a forma da obra, além do título. Em relação ao marketing, cuida da parte do lançamento de publicações e cria produtos de acordo com as tendências e necessidades do mercado.
Mercado de trabalho
A oferta de vagas para o produtor editorial se mantém aquecida, tem excelentes perspectivas para os próximos anos. Isso se deve ao fato do mercado editorial brasileiro estar em plena expansão, além disso, tem crescido consideravelmente o mercado dos setores didáticos e religiosos. As maiorias das vagas estão centradas no eixo Rio-São Paulo, no entanto, as regiões Sul e Centro-Oeste surgem com um mercado promissor.
O Curso
A grade curricular do curso tem como disciplinas básicas: Estudos da Teoria Literária, Estética, Sistemas de Comunicação, Linguagem Áudio Visual, Indústria Editorial Brasileira e Mundial, entre outras. O estágio é obrigatório para a conclusão do curso.
Duração média: 4 anos.
Área de Especialização
Arte, Edição e seleção, Marketing editorial, Produção, Revisão, entre outros.
Instituições de ensino
Região Sudeste
Rio de Janeiro: UFRJ (Rio de Janeiro)
São Paulo: Anhembi Morumbi (São Paulo); UNIFIAM-FAAM (São Paulo)
Região Norte
Amazonas: UniNorte (Manaus)
Região Nordeste
Bahia: FHR (Salvador)
Região Sul
Paraná: ESSEI (Curitiba)