Geologia

Curso de Geologia ensina estudantes a investigarem as alterações provocadas no planeta ao longo dos anos

Geólogos também devem cuidar da preservação do planeta [1]

O curso de Geologia apresenta aos estudantes formas e técnicas para investigar, pesquisar e detectar as diferentes alterações sofridas pelo planeta ao longo dos anos.

Durante os cinco anos de graduação, os alunos aprendem a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. Assim, todas as questões relacionadas ao nosso planeta estão ligadas à geologia.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Geologia (SBGEO), existem hoje no Brasil 32 cursos de formação em Geologia e Engenharia Geológica entre universidades públicas (federais e estaduais) e privadas.

O mercado de trabalho está em alta para geólogo, uma vez que, com o aquecimento global e as agressões ao meio-ambiente, a ciência ganhou outra importante função: contribuir para a preservação do planeta.

Curso de Geologia

O curso de Geologia é oferecido em 18 estados brasileiros, com destaque para a alta concentração em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul.

Entre as universidades com cursos mais antigos de Geologia do Brasil, ofertados desde 1957, estão: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

O curso de Geologia tem duração média de cinco anos. A faculdade de Geologia é responsável pela formação e capacitação dos bacharéis nessa área do conhecimento, que recebem o título de geólogos.

No início do curso, os alunos têm aulas de disciplinas mais gerais e básicas, como física, química, biologia, noções de estatística, geometria análitica, cálculo, etc.

A partir do segundo ano começam as disciplinas específicas. Confira abaixo algumas matérias do curso de Geologia:

  • Cristalografia;

  • Mineralogia;

  • Geoquímica;

  • Paleontologia;   

  • Sedimentologia;

  • Geomorfologia;

  • Petrologia.

Mercado de trabalho de Geologia

O profissional formado em geologia investiga as alterações provocadas no planeta ao longo dos anos, erosões, glaciações, etc. Ele também é encarregado de analisar e classificar minerais fósseis encontrados na crosta terrestre, rochas e minerais. Outra função é analisar e controlar o trabalho de petrolíferas e usinas no sentido de causar o menor impacto ambiental possível.

O mercado para a geologia só tem a melhorar. Devido à questão da preocupação mundial com o planeta, o profissional é altamente requerido em muitas empresas, como Petrobrás e Vale do Rio Doce, onde existe uma grande preocupação em não agredir ao meio-ambiente.As oportunidades são tantas que em alguns casos, faltam profissionais qualificados. A média salarial no Brasil é de R$ 6,7 mil.

Formas de atuação do geólogo

Há uma grande diversidade de campos de atuação em que o geólogo pode se inserir, tanto na iniciativa privada, em empresas e instituições de ensino, quanto nos órgãos estatais, agências reguladoras, empresas e unidades de ensino administradas pelo poder público.

Veja algumas das áreas em que o geólogo pode atuar:

  • Empresas petrolíferas e de mineração;

  • Empresas e organismos ligados à área ambiental;

  • Hidrelétricas e empresas ou órgãos que realizam a gestão de recursos hídricos;

  • Engenharia civil, em equipes de realização de obras e projetos de infraestrutura;

  • Órgãos públicos, empresas e agências reguladoras ligadas ao Estado brasileiro, a exemplo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Agência Nacional de Águas (ANA) e outras;

  • Meio acadêmico, tanto na pesquisa quanto atuando em sala de aula.

Para atuar, no entanto, é preciso saber que o geólogo precisa ser registrado no Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia (Crea), estando assim apto a exercer sua profissão, emitir pareceres técnicos, elaborar estudos de viabilidade e impactos ambientais, entre outras atribuições.

Onde fazer Geologia?

Região Sudeste
Minas Gerais:
UFMG; UFOP
Espírito Santo: UFES
Rio de Janeiro:  UFRJ; UFRRJ; UERJ
São Paulo: USP; Unesp; Unicamp

Região Sul
Paraná:
UFPR
Rio Grande do Sul: UFRGS; Unipampa; UniSinos; UFPel
Santa Catarina: UFSC

Região Centro-Oeste
Distrito Federal:
UnB
Mato Grosso: UFMT

Região Nordeste
Bahia:
UFBA
Ceará: UFC
Pernambuco: UFPE
Rio Grande do Norte: UFRN
Sergipe: UFS

Região Norte
Amazonas:
UFAM
Pará: UFPA
Roraima: UFRR

Crédito da imagem:

[1] Shutterstock