Moda - tecnólogo em Design de Moda
Curso tem duração de três anos e prepara para o mercado de trabalho
O curso de moda ou tecnólogo em Design de Moda é uma versão mais compacta do curso de bacharelado em Design de Moda, pois ele tem duração mais curta, geralmente entre quatro e seis semestres. O curso costuma ser oferecido em institutos federais de tecnologia ou em faculdades específicas.
Assim como os demais cursos de graduação tecnológica, o de Moda conta com aulas mais práticas e com conteúdos mais diretos, voltados especificamente para atender a demanda do mercado de trabalho.
O estudante interessado em estudar moda precisa ser detalhista e criativo. Também é interessante que goste de desenhar e saiba mexer em máquinas de costura.
O mercado de trabalho é amplo e o graduado em moda pode trabalhar desenhando e produzindo roupas, acessórios, sapatos, bolsas, etc.
Perfil do estudante de moda
O jovem que quer cursar moda precisa ser curioso, criativo, detalhista, organizado e, especialmente, estar ligado às tendências da moda não só brasileira como mundial.
Como o estudante deverá criar modelos de roupas e acessórios, espera-se que ele goste de desenhar e trabalhar com programas de computador para poder ilustrar as suas criações.
Outra habilidade esperada do aluno do curso de Moda é que ele tenha interesse em mexer com máquinas de costura.
O curso de Moda
O curso de moda ou tecnólogo em moda tem duração de três anos. Entre as disciplinas vistas na graduação, destacam-se:
-
Fundamentos culturais e técnicos da área
-
Hstória da arte
-
Cultura da moda e criação
-
Desenho e estilismo
Mercado de trabalho de Moda
O profissional pode atuar em confecções, tecelagens, malharias, fiações, magazines, figurinismo em teatro e televisão e ateliê próprio. Uma área que tem gerado oportunidades para este profissional é a área de design, pois as grandes confecções e magazines os contratam para a criação de roupas, calçados e acessórios. Um mercado limitado é o de consultor de moda, pois somente estilistas mais experientes conseguem melhores salários.
Faculdades:
Região Centro-Oeste
Goiás: UFG
Região Nordeste
Ceará: UVA; UFC.
Região Norte
Amazonas: UNINORTE
Pará: UNAMA
Região Sudeste
Minas Gerais: UFMG; UNA.
Rio de Janeiro: UVA.
São Paulo: UNIARA; CUML; Anhembi Morumbi; FAAP
Região Sul
Paraná: UEM; UEPG; UEL; UNIPAR
Rio Grande do Sul: Feevale; UCS.
Santa Catarina: Udesc; FURB; UNIFEBE