Arquivologia
O arquivista é o profissional que aplica técnicas de organização, conservação e restauração de arquivos no menor tempo possível. O arquivo é conjunto de documentos reunidos por acumulação ao longo das atividades profissionais, sejam elas públicas ou privadas, e pode ser do tipo corrente, intermediário e permanente.
O arquivo corrente está ligado ao cotidiano. Ele atende aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos em razão da freqüência com que são consultados. O intermediário é usado no dia-a-dia e se estende até os documentos históricos enquanto aguardam sua destinação final. Já o permanente reúne documentos guardados definitivamente, em função de seu valor.
No curso aprende-se a organizar e avaliar documentos em forma de papel, foto, filme, microfilme. Com o avanço da tecnologia, o aluno também é preparado para lidar com bancos de dados on-line. Ainda aprende técnicas para recuperar papéis degradados pelo tempo e regular umidade e temperatura de acervos.
As perspectivas para quem cursa Arquivologia são grandes, principalmente para o setor público que requer um alto nível de organização. Em empresas privadas o arquivista pode trabalhar na racionalização de documentos em escritórios, hospitais e universidades.Um Arquivologista recém-formado, tem um média salaraial de R$ 1.200.
As principais matérias vistas na graduação são: Informação e Linguagens Documentárias, Direito Administrativo, Noções de Contabilidade, Fundamentos da Arquivística, História Social do Brasil, Avaliação de Documentos, Bancos de Dados Aplicados à Arquivística, Gerência de Arquivos, Processamento da Informação Digital, Paleografia e Restauração de Documentos.
Instituições de ensino
Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB.
Região Nordeste
Bahia: UFBA.
Paraíba: UEPB, UFPB.
Região Norte
Amazonas: UFAM.
Região Sudeste
Espírito Santo: UFES.
Minas Gerais: UFMG
Rio de Janeiro: UFF, UniRio.
São Paulo: Unesp, Unifai.
Região Sul
Paraná: UEL.
Rio Grande do Sul: UFRGS, UFSM, FURG.
Santa Catarina: UFSC.