UFBA

A partir do processo seletivo para ingresso em 2005, a Universidade Federal da Bahia alterou os critérios de seleção e convocação dos candidatos para preenchimento das vagas oferecidas em suas graduações. Deste então, a instituição adotou um sistema de reserva de vagas para estudantes da rede pública de ensino do país e de qualquer etnia.

O programa de ações afirmativas da UFBA destina 43% do total de seus postos para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio e, pelo menos, uma série entre o 6º e o 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas. Deste total, no mínimo 85% deverão ser ocupados por estudantes que se declarem pretos ou pardos.

A resolução 01/04 estabelece ainda que no caso de não preenchimento dessas vagas conforme os critérios estabelecidos, o restante será destinado por estudantes provenientes das escolas particulares que se declarem pretos ou pardos ou para os demais vestibulandos.

A UFBA reserva ainda um total de 2% das vagas de cada curso para estudantes que se declarem descendentes de índios e que tenham cursado desde o 6º ano do ensino fundamental até a conclusão do ensino médio em escola pública. Em caso de índios aldeados ou moradores das comunidades remanescentes dos quilombos, serão criadas duas vagas adicionais em cada graduação para este público.

A opção em participar do processo seletivo pelo sistema de cotas deve ser feita no ato da inscrição. Mas atenção! Perderá o direito à vaga na universidade o candidato que não comprovar, no momento da matrícula, a natureza pública de sua procedência escolar.

Resultado

Após a realização do primeiro vestibular com reserva de vagas, a UFBA divulgou um balanço de dados a partir dos resultados alcançados pelos aprovados. Segundo o relatório, 27,5% dos candidatos do sistema de cotas seriam classificados nas seleções anteriores, quando o sistema ainda não havia sido implantado.

Isso quer dizer que 80,3% dos 3.986 candidatos selecionados foram selecionados apenas pelo seu desempenho acadêmico nas provas do vestibular, independentemente de qualquer característica relativa à origem escolar, à etnia ou cor.

Os dados revelaram ainda que em 14 das 61 opções de curso oferecidas naquele ano, a influência do sistema de cotas foi igual ou menor que 20%. Já em 13 cursos, a relação de selecionados é exatamente a mesma, com ou sem o sistema de cotas. Portanto, o sistema de cotas afetou significativamente em apenas 24 cursos oferecidos, ou 39,3% do total.

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