Fique ligado!

O artigo não representa a opinião do site. A responsabilidade é do autor do texto.

O ano apenas começou, o estresse do vestibular ainda não bateu e a cabeça dos estudantes está é no carnaval. Neste clima de tranquilidade algumas coisas podem passar despercebidas e a consequência disso pode aparecer só no final do ano, quando olhar aquela questão complicada da prova de vestibular.

Todo ano as universidades cobram atualidades em seus processos seletivos. Muitos vestibulandos imaginam que atualidades se referem a assuntos dos últimos dias, semanas e meses, mas não é bem assim. É importante que o estudante acompanhe desde já o que está acontecendo na sua região, no Brasil e no mundo, pois algo que aconteceu ou está acontecendo neste começo de ano pode muito bem cair no vestibular.

Nos últimos processos seletivos, por exemplo, caíram questões sobre o terremoto no Haiti, em janeiro, o acidente na plataforma de petróleo no Golfo do México, em abril, o “boom” das redes sociais como twitter e facebook, etc. Então, como já tenho certa experiência quando o assunto é vestibular, posso dizer com certeza que os conflitos no mundo árabe serão cobrados nas provas.

Estudem desde já os conflitos, acompanhem os noticiários, tirem dúvidas com os professores de Geografia e História, e o mais importante: escrevam redações sobre o tema. No Egito, a população conseguiu a renúncia do ditador Hosni Mubarak, que estava há 30 anos no poder. É bem provável que os vestibulares perguntem sobre isso e até sobre o Egito Antigo.
 

População egípcia comemora queda de Hosni Mubarak / Foto: Reuters

As revoltas no Egito repercutiram em outros países árabes, como Bahrein, Iêmen, Tunísia, Argélia e Líbia. Estudem a economia destes países, a forma de governo e a relação deles com potências mundiais, principalmente com os Estados Unidos. Muitos dos eventos que estão acontecendo hoje têm suas origens em fatos do passado.

Como sempre, os professores do Brasil Escola estão atentos aos acontecimentos para elaborarem e atualizarem os artigos. Eles também estão disponíveis para esclarecem eventuais dúvidas. Para notícias em tempo real acompanhem o Último Segundo, do Portal iG.