Balanço do Enem 2008

O artigo não representa a opinião do site. A responsabilidade é do autor do texto.

Olá, pessoal!

Como vocês sabem, o Inep divulgou na última quinta-feira (20) o boletim de desempenho dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2008. É possível conferir a média da prova objetiva e da redação pelo site do Inep (desde que forneçam uma senha) ou – se suportarem a espera – aguardarem o envio da correspondência onde constarão todas as informações sobre o seu desempenho.

Já aproveitando o gancho, é bom avisar que as inscrições para o ProUni começam na próxima segunda (24) e terminam em 12 de dezembro. Podem participar aqueles que obtiveram média mínima de 45 pontos (somando as notas da prova objetiva e redação e dividindo por 2). Além disso, é preciso preencher alguns requisitos, veja aqui quais são eles e aproveite para conhecer melhor o Programa Universidade para Todos.

Voltando ao Enem...

Neste ano, o Inep recebeu número recorde de inscrições: 4.018.070. O número crescente de inscrições desde o início do Enem, em 1998, deve-se principalmente à importância do exame no cenário universitário. Além da chance de aproveitar a nota como critério de classificação para o programa de bolsas universitárias do governo (ProUni), diversas universidades têm utilizado a nota do Enem para acumular pontos no vestibular ou até mesmo para valer como nota de entrada no processo seletivo. Veja aqui o que você pode fazer com a sua nota do Enem e abaixo o gráfico demonstrando o crescimento do número de inscrições no exame.



Apesar disso, apenas 2.920.589 participaram, de fato, do exame, que foi aplicado no dia 31 de agosto (veja aqui a prova e a resolução comentada). Dentre os inscritos haviam aqueles que estavam concluindo o Ensino Médio (37,92% do total), outros egressos do antigo 2º grau (56,14% do total), aqueles que concluiriam o Ensino Médio depois de 2008, como “treineiros” (3,6% do total) e ainda alguns que não forneceram tal informação (2,33% do total). Veja o gráfico:



Resumindo: a maioria do pessoal já havia terminado o Ensino Médio e provavelmente estava fazendo a prova para poder concorrer a uma bolsa de estudos universitária pelo ProUni, pois é preciso fazer o último Enem para poder participar do programa governamental. Além disso, 77,53% daqueles que estão concluindo esse ano o Ensino Médio em 2008 vêm de escolas públicas, condição fundamental para a obtenção da bolsa.

Desempenho dos estudantes

Ainda existe uma grande diferença entre as médias de cada uma das regiões do país, em relação à média da prova objetiva. A média geral do país foi de 41,69, sendo que a diferença entre o Norte (média mais baixa) e o Sudeste (média mais alta) foi de 8,36 pontos. O desempenho nas notas de redação, porém, teve diferenças mais sutis. A média geral do Brasil foi 59,35, sendo que entre o Norte (média mais baixa) e o Sul (média mais alta) há apenas um espaço de 2,38 pontos.

Se falarmos das diferenças entre os estudantes das escolas públicas e os das escolas privadas a diferença salta aos olhos. Desconsiderando os participantes que concluirão o Ensino Médio depois de 2008 e aqueles que não forneceram informação, a média geral do país na prova objetiva foi de 41,69. Nas escolas públicas a média geral foi de 37,27 e nas privadas, 56,12, o que dá uma diferença de 18,85 pontos, que significa quase 20% da pontuação total da prova. A melhor média estadual das escolas públicas pertence ao Rio de Janeiro, que alcançou 43,29 pontos. A melhor média das particulares, no entanto, chegou a 60,12 em Minas Gerais. Veja o gráfico:



Analisando as notas e o desempenho dos estudantes na prova de redação, a diferença, assim como nas regiões do país, é mais sutil. Enquanto a média geral do Brasil é de 59,35 pontos, a das escolas públicas é de 57,26 pontos e a das privadas é de 65,35. A diferença geral é de 8,09 pontos – menos da metade da diferença entre as escolas públicas e privadas na prova objetiva. Nas escolas públicas, a melhor média pertence ao estado do Rio Grande do Sul, com média de 61,84 pontos. Já nas particulares, a melhor média é de 67,01 pontos, em Minas Gerais. Observe o gráfico:



A maioria das reclamações dos participantes do Enem continua sendo o tempo – considerado muito curto – e a quantidade de textos que acompanha cada questão, exigindo bastante concentração dos estudantes. E vocês? O que acharam dos resultados obtidos Brasil afora com o Enem 2008? Será que a diferença entre as escolas públicas e particulares ficará a cada ano mais tênue? E as regiões, terão menos desigualdades entre si? Não deixem de opinar!