Segurança no Trabalho

Tecnólogo em Segurança no Trabalho tem a responsabilidade de evitar qualquer tipo de acidente com os trabalhadores de uma empresa.
Por Adriano Lesme

Tecnólogo em Segurança no Trabalho
Tecnólogo em Segurança no Trabalho
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O curso de Segurança no Trabalho, ou Engenharia de Segurança do Trabalho, era inicialmente considerado um curso técnico ou pós-graduação lato sensu para engenheiros e arquitetos que se interessavam em se especializar na prevenção de riscos à saúde do trabalhador. Para formar profissionais de nível superior com conhecimento mais aprofundado sobre a carreira, surgiram no início do século XXI os primeiros cursos de Tecnologia em Segurança do Trabalho.

O Engenheiro em Segurança do Trabalho é o profissional capaz de analisar todos os riscos dos quais as pessoas podem ser submetidas em seu ambiente de trabalho, tomando assim medidas preventivas e de controle. Em Segurança do Trabalho entende-se como riscos qualquer acidente que cause dano físico ou mental ao trabalhador, seja em curto ou longo prazo. Esse profissional é responsável direto pela saúde dos trabalhadores, por esse motivo a responsabilidade é uma característica inerente da carreira.

Em termos práticos, o tecnólogo em segurança do trabalho pode atuar na avaliação, administração e fiscalização dos riscos de acidentes de qualquer empresa, principalmente na construção civil. É função desse profissional, por exemplo, orientar todos os funcionários sobre o uso de equipamentos de proteção individual, chamados de EPI. Os especialistas em segurança do trabalho também podem assessorar empresas em assuntos relacionados à segurança e higiene no ambiente de trabalho, emitir laudos técnicos e até ministrar palestras sobre o tema.

O curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho tem duração média de três anos. As principais disciplinas são: Higiene e Segurança do Trabalho, Gestão de Pessoas, Normas e Técnicas Regulamentadoras, Riscos Ambientais, Medicina do Trabalho, Legislação Trabalhista, Máquinas e Equipamentos, Psicologia do Trabalho, Toxicologia Industrial, Doenças Ocupacionais, Primeiros Socorros, Auditoria, Biossegurança e Bioética, Programas de Gerenciamento de Riscos e Planejamento e Prevenção de Emergências.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 2010, o deputado Bonifácio de Andrada apresentou um Projeto de Lei para instituir o bacharelado em Segurança do Trabalho, com o objetivo de formar profissionais de nível superior com melhor qualificação do que a de técnico. No entanto, como o curso tecnológico já é considerado de nível superior, a proposta está parada desde 2012.

Curso: Engenharia de Segurança do Trabalho; Segurança no Trabalho; Saúde e Segurança no Trabalho; Higiene e Segurança do Trabalho
Duração: 3 anos
Salário: R$ 2000 (técnico), R$ 3.500 (superior)

Onde tem o curso:

Região Centro-Oeste
Goiás: Universo
Mato Grosso: UNIC
Mato Grosso do Sul: Estácio

Região Nordeste
Alagoas: Maurício de Nassau
Bahia: FATEC; UniJorge; FTC; Senai CIMATEC; Universo; Maurício de Nassau
Ceará: FLS; RATIO
Maranhão: FIMAR; FACAM
Paraíba: IFPB; Maurício de Nassau; FACISA; FPB
Pernambuco: FG; Estácio; Maurício de Nassau; Universo
Piauí: FATESP
Rio Grande do Norte: UnP; Estácio; Maurício de Nassau
Sergipe: UNIT; FPD; FTB

Região Norte
Amazonas: Nilton Lins; Fametro
Pará: IESAM
Tocantins: CEULP; FIESC; ITOP

Região Sudeste
Minas Gerais: UNIPAC; FATEMG; FUNEC; Universo
Rio de Janeiro: Universo; Estácio; UniCarioca; UNIG
São Paulo: Uniso; Unisa; Unorp (bacharelado); Unifia; FMU; Unimesp; Unipaulistana; Unisant'anna; FACCAMP

Região Sul
Paraná: UNOPAR; Uninter; UniAndrade; FCSAC; FICA; FACEAR
Rio Grande do Sul: Ulbra; Unijuí
Santa Catarina: Senac Blumenau; UNIFEBE; FACVEST