Enem 2017: prazo para pagamento da taxa termina nesta quarta-feira (24)

Boleto de R$ 82 deve ser pago até às 23h59 para que a inscrição no Enem 2017 seja confirmada
Em 24/05/2017 00h01 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: inep
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Termina nesta quarta-feira, 24 de maio, o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. O valor é de R$ 82, 20% mais caro em relação ao ano passado. As inscrições para o Enem encerraram na última sexta-feira, 19.

Clique aqui para acessar o boleto do Enem

A taxa do Enem pode ser paga em qualquer agência bancária, dos Correios (desde que tenham o serviço do Banco Postal), em casas lotéricas ou no serviço de internet banking. 

Só serão confirmadas as inscrições que tiverem o pagamento feito até às 23h59 de hoje. A partir de meia noite, o participante que não pagou a taxa e que não recebeu a isenção ficará de fora do Enem 2017. 

O prazo para confirmação da inscrição leva um tempo, geralmente entre três e cinco dias úteis (não são contados sábado, domingo e feriados). O pagamento da taxa está sujeito a este intervalo de compensação bancária, o que pode resultar em uma pequena demora para que os bancos passem os dados para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). 

Isentos

Os candidatos que conseguiram isenção da taxa do Enem já estão com suas inscrições confirmadas. Neste ano, o Inep concedeu o benefício de forma automática aos concluintes do ensino médio (matriculados no 3ª ano). 

Além da concessão automática, estudantes de escolas públicas com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo ou cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) puderam solicitar a gratuidade. 

Menos inscritos

Gráfico mostra o balanço dos inscritos não confirmados 

O Inep vai divulgar em 30 de maio o balanço oficial das inscrições do Enem 2017. Até a tarde do último dia de inscrições, 6,5 milhões de estudantes haviam efetuado a inscrição. É o menor número desde 2013, quando 7,1 milhões de pessoas se inscreveram. O recorde é da edição de 2014, com 9,4 milhões de inscritos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esses números se referem aos cadastros não confirmados, ou seja, que ainda dependem do pagamento da taxa para serem confirmados.

Enem 2017

O Enem 2017 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos seguidos. O primeiro dia contará com 90 questões de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e a Redação. O segundo será composto por 90 perguntas de Matemática e Ciências da Natureza. 

O aplicativo do Enem 2017 já está disponível para celulares Android e iOS. Aqui você tem mais informações sobre a ferramenta desta edição

Como usar o Enem?

O Enem 2017 pode ser usado para algumas finalidades. Confira:

=> Ingressar em universidades públicas: o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) utiliza a nota do Enem para selecionar estudantes para universidades públicas e institutos federais;

=> Substituir o Vestibular: algumas instituições públicas e particulares utilizam o Enem para substituir seus vestibulares ou como parte de suas seleções;

=> Bolsas de estudos e financiamento estudantil: o Programa Universidade Para Todos (ProUni) usa o Enem para a concessão de bolsas de estudos de 50% e 100% em faculdades particulares, enquanto o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) utiliza o exame para financiar mensalidades de cursos superiores;

=> Estudar no exterior: Várias instituições de Portugal fizeram acordo com o Inep para usar o Enem como seleção para brasileiros

A certificação do ensino médio pelo Enem foi extinta em 2017. Os certificados serão fornecidos a partir do Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). 

Estude no Brasil Escola

Agora que as inscrições acabaram, que tal focar nos estudos? O Brasil Escola ajuda estudantes de todos o país na preparação para o Enem 2017. Acesse dicas, videoaulas, simulados e correções de edições anteriores


Relacionados