O prazo para pedir a reaplicação das provas do Enem 2023 encerra nesta segunda-feira (20). Candidatos que se enquadrarem nos critérios poderão fazer a solicitação na página do participante.
Solicitar a reaplicação das provas do Enem 2023!
As provas do exame serão reaplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro. Nessas datas também será a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL).
É comum a dúvida sobre quais são as condições que garantem a reaplicação das provas do exame. Entre elas estão doenças infectocontagiosas, problemas logísticos relacionados a desastres naturais, como também distâncias dos locais de prova superiores a 30 quilômetros da residência dos candidatos.
Leia também: Estudantes analisam provas do 2º dia do Enem 2023
Podem pedir a reaplicação das provas do Enem 2023 candidatos que se enquadram nas condições especificadas abaixo:
Doenças infectocontagiosas, tais como: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19
Problemas logísticos causadas por: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
Locais de prova definidos a mais de 30 quilômetros da residência dos candidatos: participantes que tiveram seus locais de prova constados no cartão nessa situação, têm direito a solicitar a reaplicação do exame.
Os participantes deverão comprovar as situações com documentação específica conforme mencionado no item 15 deste edital.
A reaplicação das provas do Enem 2023 deve ser solicitada entre os dias 13 e 20 de novembro na página do participante.
O Inep fará a análise das solicitações e divulgará o resultado posteriormente pela internet. As provas serão reaplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro.
A aplicação do Enem 2023 ocorreu nos dias 5 e 12 de dezembro, em dois domingos consecutivos.
No primeiro dia do exame, a abstenção (percentual de candidatos que não compareceram) foi de 28,1%, enquanto no segundo dia foi de 31,9%.
O tema da redação deste ano abordou a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Confira análises de professores do primeiro dia aqui, e do segundo dia nesta página.
Confira alguns números do Enem 2023:
1.750 municípios de aplicação;
9.396 locais de prova;
mais de 132 mil salas de aplicação;
mais de 10 mil coordenadores envolvidos;
4.293 candidatos eliminados;
905 candidatos afetados por problemas logísticos, tais como: interrupções temporárias de energia, emergências médicas e abastecimento de água;
71,9% de presentes e 28,1% de abstenção no 1º dia do Enem 2023;
3.939.242 inscrições confirmadas, 13,1% a mais que 2022.
Fique por dentro de tudo sobre o Enem aqui!
Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/fim-pedidos-reaplicacao-enem-2023/355627.html