A dois meses do início do Enem 2024, é comum que os estudantes que estão se preparando para as provas sintam uma leve ansiedade. Mas, conforme especialistas em educação, é importante saber quais são os sintomas da ansiedade e a intensidade deles. Também é necessário conhecer formas de combater essas sensações, normalmente desagradáveis.
As provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o Brasil. E, à medida que o tempo passa, surge aquele frio na barriga do estudante e, com isso, pensamentos ansiosos.
Para o autor de geografia do Sistema Anglo de Ensino, Diego E. Campos Oliveira, a ansiedade e outras sensações, como insegurança e agonia, durante os estudos para o Enem, podem estar ligadas ao medo. "Isso pode ser definido como uma expectativa negativa diante de uma sensação desagradável e da possibilidade de fracasso", analisa.
Nesse caso, o citado fracasso está relacionado ao que pode acontecer de negativo após o Enem, ou seja, o não ingresso na universidade em que o aluno quer estudar. Vale lembrar que o jovem pode usar as notas do Enem para participar de programas do Ministério da Educação, como SiSU, ProUni e Fies, mas também pode usar o desempenho em vários vestibulares ao longo do ano.
Mas, antes de pensar em uma decepção no futuro, a recomendação é que o aluno abuse do autoconhecimento e entenda o que vem sentindo na preparação para as provas.
Leia também:
Ansiedade no Enem 2024: veja relatos de estudantes
Os sintomas da ansiedade ao estudar para o Enem 2024, conforme lembra a autora do material didático do Sistema de Ensino pH e acadêmica de medicina, Nathalia Pinho, podem ser mentais e físicos.
A profissional lista alguns sintomas que podem ser de ansidade durante os estudos para o Enem 2024:
Pensamento acelerado
Desorganização
Procrastinação (deixar as coisas para depois)
Irritabilidade
Falta de apetite
Insônia
Dor de estômago
Sudorese
Dor de cabeça
Imunidade baixa
"Caso esses sintomas sejam frequentes no aluno que se prepara para o Enem, é importante que o estudante procure ajuda psicológica. A própria instituição de ensino pode indicar profissionais, mas na falta dessa indicação, é recomendável conversar com pessoas de confiança e buscar boas referências profissionais"
Nathalia Pinho
Confira também:
Ansiedade no Enem 2024: veja dicas de psiquiatra
Cada aluno tem a sua forma específica de estudar para o Enem 2024. Enquanto alguns gostam de anotar tudo durante a aula, outros preferem apenas prestar atenção. Já há estudantes que precisam de silêncio e outros gostam de ouvir música para se concentrar. Por fim, existem aqueles que estudam em qualquer lugar e outros que somente rendem estudando sentandos em uma mesa.
Por isso, o mais importante é que o jovem que está se preparando para o Enem tenha autoconhecimento, detectando e entendendo qual forma de estudar é a mais adequada, efetiva e específica para ele.
Leonardo Morelli, autor do material didático do Fibonacci Sistema de Ensino, acredita que o estudante deve criar um cronograma de estudos organizado e realista, que estabeleça limites para o descanso e lazer.
Além disso, o profissional aconselha que, dentro desse cronograma, o aluno faça práticas de mindfulness (prática de se concentrar completamente no presente) no dia a dia. Segundo ele, esse método também pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o foco.
Morelli recomenda também que, durante os estudos para o Enem 2024, os estudantes adotem técnicas de relaxamento eficazes e que ajudem a gerenciar o estresse.
“Respiração profunda e técnicas de relaxamento, como meditação e yoga, ajudam a reduzir a ansiedade e a aliviar a tensão física e mental na preparação para o Enem 2024. Exercícios físicos também são uma opção, pois liberam endorfinas no organismo, melhorando o humor e reduzindo o estresse”
Leonardo Morelli
Os inscritos farão as provas do Enem 2024 em dois domingos consecutivos, nos dias 3 e 10 de novembro em várias cidades do Brasil. A previsão é que o cartão de confirmação de inscrição, no qual serão informados os horários e os locais onde serão aplicadas as provas, seja liberado em outubro.
Veja abaixo a distribuição das provas:
=>03/11, das 13h às 19h: redação + 45 questões objetivas de Ciências Humanas + 45 questões de Linguagens
=>10/11, das 13h às 18h30: 45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza
Saiba como fazer a redação do Enem
Aqui no Brasil Escola você encontra várias formas de estudar para o Enem 2024. Confira abaixo algumas delas:
Leia artigos produzidos por professores
Treine para a redação do Enem
Leia dicas de estudo para o Enem
Assista às videoaulas para o Enem
Estude para o Enem pelas redes sociais
As redes sociais do Brasil Escola estão recheadas de conteúdo cobrado no Enem e muitas outras dicas. Não deixe de acessar!
Leia também: O que estudar para o Enem 2024
Crédito da imagem:
[1] Shutterstock
[2] e [3] Divulgação
Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/enem-2024-especialistas-em-educacao-indicam-3-formas-de-controlar-ansiedade-nos-estudos-para-o-exame/356584.html