Os projetos de leis da criação da Universidade Federal Indígena (Unind) e da Universidade Federal do Esporte (UFEsporte) foram assinados nesta quinta-feira, 27 de novembro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Dessa forma, o Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional os projetos que devem ser votados pelos deputados federais.
A cerimônia que formalizou o envio dos documentos para o legislativo foi realizada na manhã desta quinta-feira, 27 de novembro, e contou com a participação de Camilo Santana, ministro da Educação, Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas e André Fufuca, ministro do Esporte.
Leia também: MEC abre consulta pública para regulamentar assistência estudantil
A Universidade Federal Indígena (Unind) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI). A proposta começou a ser debatida em 2010, na Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena do MEC. A primeira sede da Unind será em Brasília.
No ano passado, foram realizados 20 seminários em todas as regiões do país para ouvir os povos originários acerca deste projeto e consolidar a proposta.
O público-alvo da instituição serão indígenas que desejam cursar tanto opções de graduação quanto de pós-graduação. A prioridade é atender indígenas, mas haverá possibilidade de pessoas interessados nas temáticas de educação e culturas indígenas ingressarem na Unind.
A intenção é priorizar a formação de indígenas a partir de um modelo educacional que fortaleça as identidades e saberes tradicionais em diálogo com o conhecimento acadêmico não indígena.
Serão construídos processos seletivos específicos para o ingresso na universidade, estes que serão elaborados a partir do diálogo com as comunidades indígenas, aponta o MEC.
As formações oferecidas pela Universidade Federal Indígena terão ênfase nas seguintes áreas:
Gestão ambiental e territorial
Políticas públicas
Sustentabilidade socioambiental
Línguas indígenas
Saúde
Direito
Agroecologia
Engenharias e tecnologias
Formação de professores
Entre os objetivos da Universidade Federal Indígena, segundo o MEC, estão:
Ensino, pesquisa e extensão: oferecer cursos na educação superior, desenvolver pesquisas e promover extensão universitária.
Produção de conhecimento: gerar conhecimentos científicos e técnicos para fortalecer culturas e garantir direitos indígenas.
Inovação tecnológica: incentivar tecnologias adequadas aos contextos ambientais e sociais dos territórios indígenas.
Sustentabilidade socioambiental: apoiar projetos de bem-viver e sustentabilidade nos territórios indígenas.
Valorização cultural: preservar e difundir saberes, histórias e línguas indígenas do Brasil e da América Latina.
Veja também: O que é e como funciona a iniciação científica?
A Universidade Federal do Esporte (UFEsporte) é uma idealização do MEC e do Ministério do Turismo (MEsp) que busca fortalecer a formação acadêmica e profissional na área e fomentar o esporte de alto rendimento do Brasil.
Com sede em Brasília e previsão de criação de campi em outras regiões brasileiras, a universidade ofertará cursos de graduação, pós-graduação, tecnológicos em modalidades presenciais e semipresenciais.
Segundo o MEC, além de fomentar o desenvolvimento do esporte nacional, a UFEsporte busca "assegurar a equidade de gênero e étnico-racial, fortalecendo a participação de mulheres e pessoas negras em todas as áreas".
Entre os cursos que serão oferecidos pela UFEsporte, estão:
Ciência do Esporte
Educação Física
Gestão e Marketing Esportivo
Medicina e Reabilitação Esportiva
Psicologia e Sociologia do Esporte
Direito e Políticas Públicas do Esporte
Economia do Esporte
Saiba mais: Como funciona o curso e o mercado de trabalho da Educação Física
Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/noticias/lula-criacao-universidades-federais-indigena-esporte/358461.html