Dicas sobre os 5 passos gerais para estudar nos Estados Unidos

O primeiro passo é pesquisar entre as opções de faculdades e universidades disponíveis. Confira os demais!

Basicamente, o caminho até uma universidade dos Estados Unidos precisa de cinco grandes passos gerais. Todos eles têm requisitos e especificidades diferentes, portanto, sempre será necessário checar as informações diretamente com as instituições. Mas há sempre aquelas dicas amigas que podem facilitar o seu processo de inscrição – e a sua vida.

Passo 1: Pesquise as suas opções

O primeiro passo para estudar nos Estados Unidos é pesquisar entre as opções de faculdades e universidades disponíveis. Isto deve ocorrer com 12 a 18 meses de antecedência da data que você gostaria de começar o seu curso americano.

Um erro bastante comum é tentar se encaixar nos requisitos de instituições que não têm nada a ver com você ou com o seu perfil. São milhares de opções, com certeza, haverá uma mais adequada para você. Por isso, o caminho inverso seria mais apropriado: achar uma instituição que se encaixe no seu perfil, suas prioridades, objetivos acadêmicos e planos profissionais.

Pense bem: talvez você queira estudar em Harvard. Com certeza, é uma opção bastante ousada e cheia de motivações. No entanto, de 39.041 inscritos, a universidade selecionou apenas 2.106, uma média de 5,4%. Portanto, se você tiver certeza de que tem todos os requisitos necessários para concorrer a uma vaga, não hesite em se inscrever! Mas se por acaso as suas médias no ensino médio não foram as melhores em todas as disciplinas ou a sua proficiência no inglês ainda não está avançada, você poderá encontrar outras universidades excelentes que ficarão muito contentes tendo-o em seu corpo estudantil.

Segundo o site da Education USA, o ideal seria, primeiramente, responder as seguintes perguntas para definir as suas prioridades:

Com as respostas, você saberá identificar o seu perfil e já poderá afunilar as suas opções.

Passo 2: Organize o seu orçamento

O principal a se ter em mente é que o investimento deve trazer altos retornos. Você precisará fazer um planejamento financeiro minucioso e estudar com cuidado o seu orçamento disponível, não só para pagar pelos estudos como também pelo custo de vida por toda a sua estadia. Outra coisa a se considerar são os serviços de carreira e de planejamento profissional oferecidos pela universidade e também a porcentagem de ex-alunos empregados logo após a graduação, que podem ser um bom indicativo do retorno ao seu investimento.

A escolha da sua universidade nos EUA dependerá do seu orçamento: 

A localização é muito importante; ela influenciará no preço da acomodação, alimentação, transporte, lazer, etc. E se você precisar de uma ajuda financeira, lembre-se que as universidades costumam ter os mesmos prazos de inscrição para os cursos e para as bolsas de estudo.

Nós demos algumas dicas boas sobre bolsas de estudo aqui e aqui.

Passo 3: Inscreva-se

Mais uma vez: planejamento é tudo! É essencial saber quais são os documentos obrigatórios para a sua universidade, curso, área de estudo e país de origem. Tudo isso leva tempo e você dependerá de outras pessoas e instituições, por isso deve ser feito o quanto antes possível. Por exemplo: alguém terá que escrever a sua carta de referência e a sua escola deverá providenciar o seu histórico escolar... E se eles atrasarem o seu processo e você perder o prazo da inscrição? Nunca é cedo demais para evitar esse tipo de problema.

O processo seletivo nos EUA é longo e detalhado, envolvendo várias etapas com datas diferentes. Você precisa saber de várias coisas:

Estas são só alguns detalhes!

Passo 4: Solicite o seu visto de estudante

Todo brasileiro que quer estudar nos EUA precisa obrigatoriamente de um visto de estudante. E para isso, primeiro ele tem de ser admitido em uma instituição norte-americana para receber os documentos necessários que devem ser apresentados no consulado na hora da entrevista e que comprovam a admissão do estudante.

Uma dica importante para a entrevista é levar sempre todos mesmos os documentos usados para a sua inscrição, desde o seu histórico escolar e cartas de referência até a oferta de vaga recebida pela universidade. Se por acaso o entrevistador pedir por um deles, estarão à mão. Como as entrevistas são curtas, tenha algumas respostas importantes preparadas. É comum que queiram saber: 

Saiba mais sobre o visto de estudante para os Estados Unidos aqui.

Passo 5: Prepare-se para a viagem

O passo final e mais emocionante é preparar-se para a sua partida! Isto inclui: 

Este é um passo cheio de pequenas tarefas e detalhes, mas de muita importância para que sua viagem seja tranquila e sem imprevistos.

Visite o site de sua universidade americana para ler todas as dicas adicionais fornecidas por ela. Provavelmente, você deverá adquirir um seguro de saúde e tomar as vacinas obrigatórias para viajar para os EUA.

E lembre-se: aproveite cada segundo!


Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/estudar-no-exterior/dicas-sobre-os-5-passos-gerais-para-estudar-nos-estados-unidos.htm