Médico-Veterinário

Por Brasil Escola

Fernanda Pádua é especialista em Diagnóstico por Imagens
Fernanda Pádua é especialista em Diagnóstico por Imagens
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Sou suspeita para falar de Medicina Veterinária, pois desde pequena quis fazer esse curso. Vou tentar passar para vocês um pouco do que um profissional da área pode optar fazer. As matérias básicas (iniciais) são bem abrangentes, como acredito que seja em qualquer outro curso superior. Conforme você vai avançando no curso, começam a surgir matérias específicas, e aí o aluno inicia a fase de afinidade (ou não) com cada área, e pode em seguida se direcionar melhor por meio de estágios não obrigatórios e cursos complementares. O estágio foi importantíssimo na escolha da área que eu seguiria, e vejo que assim foi também para muitos de meus colegas. É durante ele que você entra em contato com profissionais que já estão no mercado, fica por dentro da rotina, dos costumes, horários, salários, etc. Ao fim do curso, o aluno tem que cumprir um estágio obrigatório, que também é importantíssimo para o mesmo fim, além de ser uma porta para possível contratação pós-formatura.

O leque de atividades para os médicos veterinários é muito grande. Dentro de patologia, clínica e cirurgia animal, são várias as espécies com as quais o profissional pode trabalhar (cães, gatos, silvestres, equinos, bovinos, caprinos, ovinos, aves, peixes), e diversas as especialidades que ele pode se cursar (cardiologia, oftalmologia, ortopedia, dermatologia, odontologia, anestesiologia, fisioterapia entre muitas outras).

Trabalho especificamente com diagnóstico por imagem em cães e gatos, que é uma área bem específica e exige também muita dedicação à clínica animal para que se possa interpretar alterações constatadas. Há diversas faculdades no Brasil para você se especializar nessa área de imagem, bem como nas demais áreas citadas anteriormente. Acredito que a especialização é fundamental, principalmente a residência médico-veterinária. Nela você começa a atuar no mercado ainda mantendo vínculo com a universidade, sob orientação e treinamento de um professor. Além da residência, existe a possibilidade do profissional se dedicar à área acadêmica, fazendo um mestrado e/ou doutorado. A área de concursos públicos também é bem disputada na medicina veterinária, sendo os cargos públicos geralmente mais direcionados à fiscalização de estabelecimentos e de produtos de origem animal (como laticínios e frigoríficos). A qualidade de alimentos de origem animal está totalmente vinculada a uma inspeção e seleção adequada de produtos de qualidade. O médico veterinário também pode atuar na área de saúde animal e saúde pública, visando a detecção e o controle de doenças comuns aos homens e animais. O profissional pode atuar ainda na produção animal, visando o bem-estar e a produtividade, a fim de gerar proteína animal para alimentar a população e ainda diversos subprodutos como couro e gordura. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aos que sonham desde novinhos em cuidar dos animais e nunca tiveram dúvidas quanto à escolha pela Medicina Veterinária, àqueles que nem imaginavam o que queriam e resolveram tentar esse curso, e também àqueles que, indecisos, acabaram entrando nessa área seguindo a profissão dos pais/tios/primos... a todos esses, meus colegas, meus parabéns pela escolha! E a você, que pretende entrar nesse fascinante mundo conosco, seja muito bem-vindo! Saiba sonhar, se empenhar, se especializar e fazer bem o que você escolheu. Com dedicação você terá espaço e muitas oportunidades para se realizar profissionalmente.

Fernanda Pádua é formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialista em Diagnóstico por Imagem, também pela UFG