Enfermeira

Ana Cristina da S. Oliveira é enfermeira e professora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Anhanguera de Niterói
Por Brasil Escola

Enfermeira e professora Ana Cristina da S. Oliveira
Enfermeira e professora Ana Cristina da S. Oliveira
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A essência do ser enfermeiro é o cuidar. Nesse sentido, o enfermeiro é o profissional preparado, através de sua formação generalista, para garantir a unidade e organização do trabalho em enfermagem, desenvolvendo processos, métodos e instrumentos que possibilitem a assistência integral ao ser humano.

O Curso de Graduação em Enfermagem é realizado em cinco anos. No último ano, o estudante cursa o estágio obrigatório, que busca proporcionar ao estudante experiências práticas que complementem o seu aprendizado de forma a aperfeiçoar o seu processo de formação profissional e humana.

As áreas de estágio são diversas e representam vários campos de futuras atuações do profissional enfermeiro, como Programas de Estratégia de Família (ESF ou PSF), hospitais gerais e específicos, clínicas e demais instituições de saúde, além da promoção da saúde através de ações sociais em comunidades, creches e escolas.

O grande encantamento dessa profissão é a possibilidade de mesclar aspectos de cuidado humano com procedimentos científicos, atuando, assim, na prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde dos indivíduos, além das funções assistenciais, administrativas e gerenciais.

Ao longo da minha vida profissional, atuei em emergência, saúde da família, CTI, centro cirúrgico, centro de material e esterilização, maternidades, auditoria hospitalar, docência e coordenação de estágios. Isso me proporcionou várias possibilidades em diversas regiões do Brasil, além de grandes oportunidades no mercado de trabalho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nos dias de hoje, existem várias oportunidades no mercado de trabalho, inclusive internacional, abrindo assim diversos horizontes de atuação. Nesse contexto, o profissional enfermeiro tem um vasto campo de trabalho, podendo também realizar concursos públicos, assim como atuar de forma autônoma ou em instituições privadas.

Ao formar-se na graduação, o enfermeiro é generalista e pode seguir, através de cursos de Pós-Graduação, várias especialidades, como: Educação em Enfermagem, Emergência, Pediatria, Atendimento Pré-hospitalar, Enfermagem Geriátrica, Centro Cirúrgico, Enfermagem do Trabalho, Saúde Mental, Saúde Coletiva, Terapia Intensiva, Nefrologia, entre outros.

Gostaria de ressaltar que o enfermeiro cultiva em seu cotidiano o nobre compromisso de proporcionar o cuidado integral à saúde. Nesse sentido, é uma profissão apaixonante e altamente gratificante.

Aos estudantes que se identificam com a área de saúde, gostaria de deixar a mensagem que ser ENFERMEIRO é extremamente prazeroso e emocionante. Talvez palavras não descrevam a dimensão do nosso sentimento ao cuidar, porém, a satisfação dessa experiência reflete em nós mesmos, promovendo o crescimento, a autorrealização e, principalmente, a satisfação de poder proporcionar ao ser humano, no seu contexto de vida, as variáveis necessidades de saúde.

Profa. Ana Cristina da S. Oliveira – Docente do Centro Universitário Anhanguera de Niterói – Curso de Graduação em Enfermagem – Doutoranda em Educação UNR/Ar