Assistente Social

Márcia Francieli Opperman é professora no curso de Serviço Social da Faculdade Anhanguera de Cascavel/PR
Por Brasil Escola

Professora Márcia Francieli Opperman
Professora Márcia Francieli Opperman
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Ser Assistente Social significa estar inserido em uma profissão de luta constante contra as desigualdades sociais em favor da justiça e da equidade na sociedade. É uma profissão que trabalha coletivamente e necessita das demais profissões para intervir nas relações sociais e para compreender a sociedade e os seres humanos. 

O Assistente Social trabalha com a garantia dos direitos sociais, como habitação, saúde, assistência social, educação, trabalho, entre outros, que são primordiais para a garantia de uma vida digna. Todas as pessoas podem ser assistidas pelo Assistente Social, mas o público prioritário é formado por pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, ou seja, aquelas que sofreram ou sofrem qualquer tipo de violência ou se encontram em situação de pobreza, crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiências, gestantes e nutrizes, idosos e dependentes químicos.

Conheça o curso de Serviço Social

Os interessados nessa área devem gostar de leitura, de trabalhar em equipe, de conhecer e lidar com pessoas, de estudar e de desenvolver habilidades de escuta, de opinião crítica, entrevista e orientação social visando à autonomia da pessoa e respeito às diferenças sociais na busca constante por uma sociedade mais justa e igualitária a todos nós.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os locais onde atuam os profissionais de Serviço Social são os mais diversos, dentre eles, podem ser destacados escolas, unidades de saúde, Organizações não Governamentais, Poder Judiciário, secretarias, Organizações de Terceiro Setor e instituições de acolhimento. Vale ressaltar que o poder público destaca-se como o maior empregador.

Portanto, se você acredita na capacidade do ser humano em acolher outro ser humano, em conhecer a sua história, em saber como chegou a uma determinada situação e de que é possível construir junto com esse ser humano e com a sociedade formas de superação dessa problemática, a formação em Serviço Social pode ser a melhor escolha para seu futuro. 

Márcia Francieli Opperman (Professora no curso de Serviço Social da Faculdade Anhanguera de Cascavel/PR)