Administrador

Por Adriano Lesme

Márcia Damasceno é especialista em Marketing e Gestão Empresarial
Márcia Damasceno é especialista em Marketing e Gestão Empresarial
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Escolhi esse curso por entender que o administrador terá sempre um espaço para atuar, em qualquer que seja o segmento de mercado. Dessa forma, é um curso mais generalista, o que atende bem às minhas características pessoais. No momento de sua escolha, isso deve ser levado em conta: suas características! Sou uma pessoa dinâmica, bastante curiosa por vários assuntos – que às vezes parecem mesmo não ter nada a ver entre si, mas sempre me propiciam uma visão geral, abrangente. Assim, através desse curso conheci um pouco de Marketing – área na qual depois busquei uma especialização –, Recursos Humanos, Direito Comercial, Logística, Sociologia, Economia, Organização & Métodos, Matemática Financeira, Contabilidade, além, é claro, da Administração em si.

Atuei inicialmente no varejo, em empresas que possuíam lojas em vários shoppings, e tanto pude colaborar na administração dos estoques, ligada à área de Compras, quanto vivenciei um pouco da parte Logística e de suprimentos de mercadorias. Cada experiência foi única, todas as áreas me permitiram evoluir. Com o tempo precisei recrutar alguns profissionais, e a base que obtive de Recursos Humanos foi então bastante proveitosa! Para me manter atualizada, conforme minhas necessidades da ocasião, buscava alguma literatura específica, o que sempre me ajudou.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Hoje atuo na área de prestação de serviços, vendendo o “intangível”, o que sempre é desafiador. Ao ingressar nesse novo mundo detectei a necessidade de buscar maiores conhecimentos em Marketing, e o fiz através de um MBA.

Em resumo, creio que o administrador deva encarar seu curso como uma base para o seu futuro profissional, pois, a partir dessa escolha, várias possibilidades se apresentam, e como hoje tudo muda com uma velocidade muito maior do que na época em que me graduei, vale saber que, para o futuro, pode-se escolher, sim, mais de uma especialização; uma com poucos anos de formado, e outra mais para frente, quando as tendências e inclinações forem outras. O importante é saber que o administrador, assim como qualquer outro profissional de bom nível, precisa estar sempre atualizado e antenado com o que ocorre à sua volta, ter conhecimentos gerais, bom relacionamento com as pessoas e visão. Esse é um bom caminho a seguir, sempre.


Márcia Damasceno é graduada em Administração de Empresas pela Candido Mendes/RJ, com Especialização em Marketing pela ESPM/RJ e em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ; atua como Gerente Geral em uma clínica de Endoscopia Digestiva.

Assista às nossas videoaulas