Vestibulares deste ano estão em reta final; veja as provas deste fim-de-semana

Em 20/12/2008 12h07 Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
O Vestibular Brasil Escola traz hoje (20), assim como nos demais sábados, a lista com os principais vestibulares que serão aplicados neste fim-de-semana. As universidades continuam sendo divididas por região para facilitar o acesso a informação. Caso queira encontrar uma instituição específica de forma mais rápida, digite Ctrl+F e, em seguida, a sigla da instituição que está buscando.

Região Sudeste

UFOP

A prova da 2ª fase acontece neste sábado (20), das 14h às 18h30. Os vestibulandos farão as provas de Redação e de disciplinas Específicas (discursiva). É imprescindível que o candidato chegue ao local de prova com antecedência mínima de uma hora, pois os portões serão fechados às 13h45.

A divulgação da relação dos candidatos selecionados para a Terceira Fase (Provas de Aptidão Específica do curso de Artes Cênicas) será feita pela internet no dia 19 de dezembro. As provas da Terceira Fase (Provas de Aptidão Específica do curso de Artes Cênicas) acontecem nos dias 23 e 24 de janeiro de 2009. O resultado final será divulgado no dia 30 de janeiro de 2009.

UENF

A 2ª fase do Vestibular Específico (só para os cursos de Agronomia, Licenciatura em Pedagogia e Zootecnia) acontece no domingo (21), a partir das 8h30 – candidatos devem chegar com uma hora de antecedência. A prova será composta de uma Redação e 6 questões discursivas de matérias relacionadas ao curso pretendido, das quais 5 serão escolhidas para ser respondidas. A divulgação das notas da 2ª fase será no dia 10 de fevereiro. A classificação geral sai no dia 16 do mesmo mês.

Cefet-SP

O processo seletivo será realizado no dia 21 de dezembro, amanhã, das 8h às 12h para os cursos de Ensino Superior e das 8h às 11h30 para os cursos Técnico, Integrado e EJA, nas unidades pólo do Cefet-SP. A divulgação do resultado e convocação para matrícula acontecem no dia 19 de janeiro.

Cefet-Uberaba

O Vestibular do Cefet-Uberaba será realizado em etapa única neste domingo (21), das 13h às 18h. A prova será constituída por 60 questões objetivas referentes aos conteúdos das disciplinas cursadas no Ensino Médio e ainda uma Redação. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 14 de janeiro de 2009 às 14h.

UFJF

A 2ª fase do vestibular da UFJF será realizada entre os dias 20 e 23 de dezembro apenas na cidade de Juiz de Fora, com aplicação de provas de conhecimentos específicos referentes ao curso escolhido. Os candidatos dos módulos do PISM farão provas com oito questões objetivas e duas discursivas para cada disciplina. Os exames serão aplicados de acordo com os seguintes horários:
- das 8h30 às 11h30 aos candidatos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) I e II;
- das 14h às 18h aos candidatos do PISM III e Vestibular;

Para participar dos exames, os candidatos devem obrigatoriamente apresentar o comprovante definitivo de inscrição e documento de identificação. O resultado final será divulgado no dia 03 de fevereiro de 2009.

UFU

Os exames da 1ª fase serão aplicados a partir das 14h, nos dias 21 e 22 de dezembro, com provas de múltipla escolha de conteúdo referente ao ensino médio. Os nomes dos classificados em primeira chamada serão divulgados no dia 30 de janeiro de 2009. Ainda haverá uma 2ª fase, onde os candidatos responderão a questões discursivas nos dias 09 e 10 de janeiro.

Norte e Nordeste

Unicap

O processo seletivo da UNICAP está sendo aplicado neste sábado, desde às 8h e vai até as 13h, na cidade do Recife/PE, no campus da UNICAP. As provas abrangem questões de Português, Redação, Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês), História, Química, Física, Biologia, Geografia e Matemática referentes aos conteúdos programáticos dos ensinos fundamental e médio, ou equivalentes.

Todos os inscritos concorrerão à bolsa prêmio, destinada aos três primeiros lugares de cada curso, no Processo Seletivo de 2009/1. A divulgação dos classificados no processo seletivo será disponibilizada até o dia 23 de dezembro, com matrícula nos dias 07 e 08 de janeiro no campus da UNICAP.

UFPB

A disputa por uma vaga na UFPB chega à fase final a partir deste domingo, com a realização da segunda etapa do PSS 2009. A segunda e última etapa aplica as provas da 3ª série do Ensino Médio no domingo e segunda (21 e 22). Os exames têm início às 8h e encerramento às 12h.

No dia 21 serão aplicadas as provas de língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Inglesa ou Língua Francesa e Espanhola e Redação. No dia 22 é a vez das provas de Geografia Geral e do Brasil, História Geral e do Brasil, Matemática, Física, Química e Biologia. Os gabaritos serão divulgados às 12h40 de cada um dos dias de prova e a UFPB prevê para 30 de janeiro a publicação da lista de aprovados e do edital de matrícula.

Cefet-CE

O exame da 2ª fase do Vestibular 2009 será realizado no próximo domingo (21) e será composto por questões discursivas sobre disciplinas específicas de cada graduação. O resultado final sai no dia 24 de janeiro de 2009.

UFRR

Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Comunicação Social serão submetidos, neste domingo (21), das 9h às 12h, a uma avaliação de habilidades. Os candidatos deverão comparecer à Escola Estadual Ana Libória, portando caneta azul ou preta e lápis preto n° 2 (lápis de cor opcional). Não será permitida a entrada de compassos, esquadros, transferidores, material de consulta ou similares.

UEMA

A 2ª etapa do PAES da UEMA será aplicada no dia 21 de dezembro, próximo domingo, ocasião em que os candidatos responderão a uma prova composta de 16 questões analítico-discursivas de disciplinas específicas e uma Redação. As provas serão realizadas das 13h às 18h e é imprescindível que o candidato chegue com antecedência mínima de 30 minutos.

Sul

Cefet-SC

As provas do Vestibular 2009 serão aplicadas no próximo domingo (21) e segunda-feira (22). A princípio, o processo seletivo teria seus exames realizados nos dias 23 e 24 de novembro, porém as datas foram alteradas em razão das fortes chuvas que atingiram Santa Catarina nos últimos dias, acarretando decretação de estado de emergência.

Neste processo seletivo, estão sendo oferecidas 250 vagas nos cursos Superiores de Tecnologia em: Construção de Edifícios, Design de Produtos, Gestão de Tecnologia de Informação, Mecatrônica Industrial, Radiologia, Sistemas de Energia, Sistemas Eletrônicos e Sistemas de Telecomunicação.

UEPG

A primeira etapa será realizada neste sábado, às 16h30. Todos os candidatos farão a Prova de Conhecimentos Gerais e as questões da língua estrangeira optada. Na segunda etapa, realizada simultaneamente com a primeira, os candidatos farão a prova de Redação. A terceira etapa, denominada Prova Vocacionada, será realiza no dia 21 de dezembro, às 16h30. As provas terão apenas três disciplinas, cuja disposição depende do curso escolhido.

Na primeira etapa do concurso, os candidatos terão que apresentar a ficha de inscrição, na qual deve ser colada uma foto 3x4, o documento de identidade e uma cópia deste. No segundo dia, será obrigatória apenas a apresentação do documento oficial de identidade original.

UFPel

A instituição realiza amanhã (21) o exame específico para os candidatos aos cursos de Ensino a Distância (EAD). A seleção será realizada por meio de aplicação de uma prova objetiva de 50 questões de Matemática, Português e Pedagogia. Os candidatos farão também uma redação.

A data de divulgação do resultado ainda não está prevista.

Por Marla Rodrigues