Vestibulares continuam em 2009; veja as provas deste fim-de-semana

Em 17/01/2009 09h31 , atualizado em 03/02/2009 14h41 Por Gabriele Pires Alves

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
O Vestibular Brasil Escola traz hoje (17), assim como nos demais sábados, a lista com os principais vestibulares que serão aplicados neste fim-de-semana. As universidades continuam sendo divididas por região para facilitar o acesso a informação. Caso queira encontrar uma instituição específica de forma mais rápida, digite Ctrl+F e, em seguida, a sigla da instituição que está buscando.

Centro-Oeste

UnB

O 1º Vestibular de 2009 acontece neste sábado e domingo, das 13 às 18h. No dia 17, o exame será constituído de 30 questões de Língua Estrangeira e 120 questões de Linguagens e Códigos e Ciências Sociais, além de uma Redação. No dia 18, as 150 questões serão distribuídas entre Ciências da Natureza e Matemática.

O candidato deverá chegar ao local de prova com antecedência mínima de uma hora tendo em mãos o documento de identidade original, comprovante de inscrição, comprovante de pagamento da taxa de inscrição ou o boletim informativo e caneta esferográfica de tinta preta. A lista de aprovados em 1ª chamada sai no dia 16 de fevereiro.

UnB EaD

A prova de habilidades específicas de caráter classificatório para os cursos de Artes Visuais, Teatro e Música será realizada neste sábado (17), das 14h às 17h. O processo seletivo será aplicado amanhã (18), das 14h às 18h30, quando os candidatos farão prova objetiva e redação de caráter eliminatório.

O candidato deverá chegar ao local designado para a realização das provas com antecedência de uma hora do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta preta, do comprovante de inscrição e do documento de identidade original.

Unicentro

O Vestibular de Verão acontece neste nos dias 18 e 19, a partir das 14h. No domingo ocorre a primeira fase para todos os grupos, quando os candidatos prestam as provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira Moderna. No segundo dia (19), os vestibulandos respondem as questões de Física, Matemática, Química, Geografia, História e Biologia, seguindo o sistema de vestibular vocacionado.

Os estudantes devem trazer, em todas as provas, o documento de identidade, o cartão de inscrição e caneta esferográfica de tinta azul escuro ou preta. A relação dos aprovados está prevista para 04 de fevereiro.

Nordeste

UVA

O Processo Seletivo será realizado no domingo (18). Os candidatos responderão, das 8h às 12h, prova com 60 questões objetivas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia e, das 14h às 17h, prova com 20 questões objetivas de Conhecimentos Específicos e uma Redação. O resultado final será divulgado no dia 13 de fevereiro.

UFRB

O Vestibular será realizado em fase única, nos dias 18 e 19 de janeiro. Serão aplicadas provas objetivas de Português, Matemática, Ciências Humanas e Ciências Naturais, além de uma prova subjetiva de Redação. Não haverá exame de Língua Estrangeira. A lista de aprovados será divulgada até 14 de fevereiro.

UESC

O vestibular ocorrerá em etapa única dividida em três dias, das 8h às 12h30, sendo exigidos os conteúdos referentes ao Ensino Médio:

• 18/01: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Geografia e Redação;
• 19/01: Língua Estrangeira, História e Biologia;
• 20/01: Matemática, Física e Química.

Após a realização do Concurso, os nomes dos convocados serão divulgados no site da UESC.

Norte

UFMA

No próximo domingo (18), das 13h às 18h, os candidatos resolverão o exame da segunda etapa constituído de 10 questões analítico-discursivas de conhecimentos específicos e Redação. O resultado preliminar sai no dia 13 de fevereiro e a lista final será divulgada no dia 19 do mesmo mês.

Sudeste e Sul

UFTM

A segunda etapa será realizada no próximo domingo (18), quando serão aplicadas provas discursivas compostas de 20 questões de conhecimentos relacionados ao curso escolhido, além de uma redação. Esta fase será realizada somente em Uberaba, das 8h30 às 13h30. O resultado final deve ser divulgado em 28 de janeiro.

UFPel

Os exames serão aplicados nos dias 17 e 18 de janeiro, das 8h às 12h30. O Processo Seletivo será constituído de nove provas comuns a todos os cursos: redação e oito provas de múltipla escolha. O exame obedecerá ao seguinte cronograma:

17/01: Matemática, Física, Biologia e Química.
18/01: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia e Redação.

O candidato deve se apresentar no local de realização das provas com 30 minutos de antecedência e aguardar a abertura dos portões de acesso, devendo apresentar, no momento de realização das provas, o documento de identidade original e caneta preta ou azul. Os resultados finais do Processo Seletivo serão divulgados pelo site da UFPel.

UFRGS

O Processo Seletivo Específico para Ingresso de Estudantes Indígenas será realizado neste sábado (17), das 14 às 18h30. O Vestibular será constituído de duas provas, sendo uma de Língua Portuguesa, com 25 questões de escolha múltipla, mais a prova de Redação, na modalidade dissertativa. O resultado final será divulgado no dia 26 de janeiro.

Unipampa

O exame será realizado amanhã (18), das 14h às 19h. A prova objetiva será constituída de 100 itens distribuídos entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa, Geografia, História, Matemática, Biologia, Física e Química, além de uma Redação.

No dia do exame, é necessário ter em mãos a carteira de identidade, o comprovante de inscrição e caneta de tinta preta de fabricação transparente. A instituição ainda não informou a data do resultado final do Vestibular 2009.

Por Gabriele Alves