A isenção da taxa de inscrição dos principais vestibulares 2026 de São Paulo está disponível para ser solicitada. Esse é o benefício que permite estudantes que comprovarem determinados critérios a participarem das provas de ingresso ao ensino superior de forma gratuita.
O primeiro período de isenção a ser encerrado, entre as maiores universidades do estado, é o da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os interessados poderão solicitar o direito de fazer a prova de graça da instituição até esta sexta (13).
Já para quem deseja estudar na Universidade de São Paulo (USP), a isenção da taxa da prova da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) pode ser solicitada até 11 de julho.
Leia também: Datas dos maiores vestibulares de 2026 de São Paulo
Importância da isenção da taxa de inscrição dos vestibulares da Fuvest e Unicamp
Os valores para se inscrever nos vestibulares custam em média R$ 200 para cada estudante. Aquele candidato que deseja prestar os três principais exames de São Paulo e ainda fazer o Enem 2025 deve desembolsar mais de R$ 700.
Além do custo para se inscrever, os estudantes terão que arcar com transporte, alimentação, além das atividades e questões de seu próprio processo de preparação.
"Os altos custos de inscrição nos vestibulares frequentemente levam os jovens a abandonarem o processo seletivo ao longo da jornada. Além disso, é importante que os estudantes tenham acesso às informações claras sobre a possibilidade de gratuidade, assim como uma rede que os apoia a aprender o passo a passo para acessar essa isenção que faz toda a diferença para eles"
Bruna Waitman - CEO do Instituto Sol

Crédito: Fernanda Sophia.
O que é a isenção da taxa de vestibulares e quem pode pedir?
A isenção da taxa de inscrição é um benefício social destinado a candidatos que atenderem determinados critérios para fazer provas de forma gratuita. Isso vale tanto para exames de vestibulares com acesso ao ensino superior quanto para concursos públicos.
Geralmente, entre os critérios exigidos, estão:
-
Estudantes de escolas públicas;
-
Estudantes em situação de vulnerabilidade social;
-
Estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
-
Doadores de sangue.
As regras e orientações para fazer o pedido deste benefício são disponibilizadas em editais publicados pelas instituições de ensino e/ou bancas de aplicação das provas.
Leia também: Como conseguir a isenção da taxa para o Enem?
Datas da isenção da taxa dos vestibulares 2026 da Fuvest e Unicamp
Veja, abaixo, o calendário dos pedidos de isenção dos vestibulares 2026 da Fuvest, Unicamp e Unesp.
Datas da isenção e redução da taxa Fuvest 2026
-
Pedido de isenção: até 11 de julho
-
Resultado preliminar: 4 de agosto
-
Recursos: 7 a 11 de agosto
Lembrando que no caso da Fuvest, participantes podem pedir um desconto de 50% do valor para se inscrever, chamada de redução da taxa.
Datas da isenção da taxa Unicamp 2026
-
Pedido de isenção: até 13 de junho
-
Resultado preliminar: 30 de julho
-
Recursos: 30 de julho a 1º de agosto
-
Resultado final: 6 de agosto
Saiba o cronograma completo das provas da Unicamp.
Fique por dentro de dicas para as provas dos vestibulares aqui.