Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná 2022 começa neste domingo (12)

Seleção é coordenadas por oito instituições de ensino paranaenses, como UFPR, UEL, UEPG e Unicentro
Em 09/06/2022 09h00 Por Silvia Tancredi

Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná 2022
Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná 2022
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As provas do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná 2022 têm início no próximo domingo, 12 de junho. Os inscritos continuam fazendo os testes no dia seguinte.

Os estudantes farão as provas em locais próximos às comunidades indígenas do Paraná. Candidatos que não residem no estado farão os exames em Curitiba. 

As provas serão distribuídas da seguinte maneira:

Domingo, 12 de junho: 9h às 12h e das 13h30 às 17h

  • Prova Oral - duração de até 15 minutos por candidato e será gravada para comprovação

Segunda-feira, 13 de junho: das 13h30 às 18h30

  • Redação e Prova de Conhecimento Geral com 40 questões objetivas das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa (interpretação textual); Língua Estrangeira Moderna (Espanhol ou Inglês) ou Língua Indígena (Guarani ou Kaingang); Biologia, Física, Química, História, Geografia e Matemática.

Orientações

No dia das provas, os estudantes devem obedecer os protocolos de biosseguranças recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em prevenção à Covid-19.

Para ingresso na sala de provas, além do material necessário para a realização da prova (caneta esferográfica transparente com tinta de cor preta, lápis, apontador e borracha), o candidato deverá apresentar o documento oficial de identificação original com foto, em bom estado de conservação.

A divulgação do resultado será feita no dia 1º de julho. Os procedimentos e datas para as matrículas deverão ser divulgadas por cada universidade participante no processo. 

Vagas e universidades 

O processo seletivo que está em sua 21º edição é realizado pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em parceria com mais estas sete instituições de ensino paranaenses:

  • Universidade Estadual do Norte no Paraná (UENP)
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR

O vestibular oferta para cada universidade estadual um total de seis vagas suplementares, exclusivas para integrantes das sociedades indígenas brasileiras. Já para a UFPR serão ofertadas dez vagas suplementares. 

Saiba mais informações no edital do processo ou no manual do candidato