Vestibular 2023 do IME é aplicado amanhã (25)

Estimativa é que mais de 3,8 mil candidatos participem das provas em todo o Brasil
Em 24/09/2022 10h00 Por Silvia Tancredi

Instituto Militar de Engenharia (IME)
Instituto Militar de Engenharia (IME)
Crédito da Imagem: Divulgação IME
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os mais de 3,8 mil candidatos do Vestibular 2023 do Instituto Militar de Engenharia (IME) fazem as provas neste domingo, 25 de setembro. O processo seletivo começará às 13h30.

O vestibular ocorrerá nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santa Maria/RS, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vila Velha/ES.

Os inscritos farão provas compostas por 15 questões objetivas de Matemática, 15 questões de Física e dez questões de Química.

Orientações 

Os portões serão abertos às 10h30 e fechados às 12h. Os estudantes devem levar documento de identificação, cartão de identificação e caneta esferográfica de tinta azul.

Veja abaixo o que levar e o que não levar no Vestibular 2023 do IME:

O que levar:

  • Lápis preto ou lapiseira (apenas para desenhos e rascunho), borracha, transferidor, par de esquadros, compasso e régua milimetrada.

  • Bebidas e alimentos  em saco plástico totalmente transparente.

O que não levar:

  • Brincos e/ou piercings, gorro, chapéu, boné, viseira, cachecol, chinelo de dedos e peças similares de vestuário.

  • Vestimentas ostentando preferências políticas ou fazendo apologia do crime, do uso de drogas etc.

2ª etapa 

O resultado da primeira fase do Vestibular 2023 do IME sairá até dia 8 de outubro. Os estudantes convocados farão a segunda etapa entre os dias 24 e 27 do mesmo mês.

Essa fase contará com provas discursivas de Matemática, Física, Química, Inglês e Português e uma Redação.

Estude as provas de vestibulares anteriores do IME

Outras fases - IME 2023

O Concurso de Admissão IME 2023 também é composto pelas seguintes etapas:

=>Inspeção de Saúde (IS): os candidatos devem apresentar cartão de vacinação e laudos de exames destacados no Manual do Candidato. Os convocados para esta etapa deverão se apresentar no IME no dia 9 de janeiro de 2023. 

=>Exame de Aptidão Física (EAF): testará o condicionamento físico dos participantes, deverá acontecer entre 9 e 16 de fevereiro.

=>Avaliação Psicológica (Avl Psc): os aprovados são avaliados nos aspectos intectivo e personalógico.

=>Procedimento de Heteroidentificação (PH): aplicado para os candidatos autodeclarados negros. Nele, uma comissão utilizará critérios fenotípicos para avaliar a condição declarada pelo candidato. 

=>Matrículas: dia 10 de fevereiro de 2023. 

Vagas

O Vestibular 2023 do IME preencherá 80 vagas. Desse total, 16 são destinadas a negros e 64 à ampla concorrência. Já o Concurso de Admissão/Reserva disponibiliza 12 vagas, sendo duas reservadas a negros e dez para ampla concorrência.

Após um ano de Ciclo Básico, os estudantes podem optar por uma das especialidades da Engenharia: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Elétrica, Eletrônica, Comunicações, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóvel, Materiais, Química, Cartografia, Computação.

Mais informações no Manual do Candidato ou no site do IME.