Unicamp recebe pedidos de isenção para Vestibular 2009 a partir do dia 22

Em 16/04/2008 11h44 , atualizado em 16/04/2008 11h48 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Unicamp começa a receber no próximo dia 22 de abril os pedidos de isenção de taxa de inscrição para o Vestibular 2009 da instituição. O prazo termina em 23 de maio.

Edital de Isenção

As inscrições no processo devem ser feitas exclusivamente pela internet, na página da Comvest. Para finalizar o processo de inscrição, o estudante deve enviar a documentação necessária (descrita no Edital) pelo correio para a Comvest até o dia 30 de maio. Quem não enviar todos os documentos exigidos ou enviá-los após o prazo determinado não terá seu pedido aceito.

A Comvest disponibiliza em seu prédio computadores com acesso à internet liberados para que os candidatos que não possuem computador possam fazer seus requerimentos de isenção.

Existem três modalidades de isenção de taxa de inscrição do Vestibular da Unicamp. São elas:
1) Para estudantes provenientes de família baixa renda (renda líquida máxima de R$450,00 por morador do domicílio);
2) Estudantes que sejam funcionários da Unicamp/Funcamp;
3) Para aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia).

Os candidatos à qualquer uma das três modalidades devem preencher os seguintes critérios: 
♦ Ter cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas da rede pública; 
♦ Ser residente e domiciliado no Estado de São Paulo e já ter concluído ou estar concluindo em 2008 o ensino médio.

Para o Vestibular 2009 da Unicamp, a Comvest oferece 5.908 isenções na modalidade 1; 100 na modalidade 2 e um número ilimitado de isenções na modalidade 3.

No dia 06 de agosto a lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada. A partir de então, os isentos começam a receber - via correio eletrônico – um comunicado informando sobre a concessão do benefício. A Comvest informa que os estudantes contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2009. Eles precisam fazer a inscrição no Vestibular posteriormente, usando o código de isento fornecido pela Comvest.

Vestibular 2008

Em 2007, de 9.225 candidatos que solicitaram o benefício, 7.450 foram isentos de pagar a taxa de inscrição do vestibular 2008. Todos os solicitantes que cumpriram os requisitos do programa foram beneficiados.

O programa de isenção do Vestibular Nacional da Unicamp é parte do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam 30 pontos a mais na nota final da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também têm, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final. A participação no PAAIS é opcional e deve ser indicada no formulário de inscrição.*

*com informações da Assessoria de Comunicação Social da Comvest - Unicamp.

Por Camila Mitye