UnB encerra hoje inscrições para primeiro Vestibular 2009

Em 02/12/2008 07h27 Por Wanessa de Almeida

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A Universidade de Brasília (UnB) encerra hoje, 02 de dezembro, as inscrições para o seu Vestibular 2009. Os interessados devem inscrever-se exclusivamente pela internet, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 80. Estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal terão suas inscrições custeadas pelo Governo do Estado.

Edital

Para quem não tem acesso à internet, a UnB disponibiliza, como sempre faz, computadores ligados à rede nos seguintes locais: campus do Plano Piloto, campus da UnB de Planaltina, Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da UnB (localizado na CNN 1, bloco E, sobreloja, em Ceilândia Centro) e no campus do Gama (que funciona na sede do antigo Foro, localizado na quadra 1, no Setor Central). O acesso será das 10h às 17h.

As provas serão aplicadas nos dias 17 e 18 de janeiro de 2009, nas cidades de Brasília (DF), Brazlândia (DF), Ceilândia (DF), Gama (DF), Planaltina (DF), Sobradinho (DF), Taguatinga (DF), Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). Os candidatos terão cinco horas para responder às provas nos dois dias e os portões serão fechados sempre às 13h.

A estrutura e a aplicação das provas sofreram alterações em relação ao último processo seletivo da UnB e, neste Vestibular, as provas serão realizadas da seguinte maneira:

1º Dia (17/01/09): Parte I – 30 questões de Língua Estrangeira, Parte II – 120 questões de Linguagens e Códigos e Ciências Sociais e uma Redação em Língua Portuguesa.
2º Dia (18/01/09): Parte III – 150 questões de Ciências da Natureza e Matemática.

Mudanças

A UnB modificou alguns aspectos de seu processo seletivo, tanto estruturais quanto pedagógicos. A partir de agora, o Vestibular da instituição fica mais parecido com o PAS (Programa de Avaliação Seriada).

Confira os novos objetos de avaliação do Vestibular UnB

A partir deste processo seletivo será adotada a Matriz de Objetos e Avaliação, o mesmo utilizado pelo PAS desde o ano de 2006. Este sistema se adequa às Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e permite avaliar o conjunto de habilidades do estudante.

Com isso, a partir de então, as disciplinas de Artes (Cênicas, Visuais e Música), Filosofia e Sociologia foram incluídas nas já cobradas pela universidade em seus Vestibulares. As questões destas disciplinas estão dentro das provas da Parte II.

O Cespe/UnB (Centro de Seleções e Eventos da UnB), responsável pelos processos de seleção da Universidade de Brasília, informou que, a partir de agora, as provas serão trabalhadas com mais interdisciplinaridade.

Mais vagas

Pela primeira vez, um Vestibular da UnB irá unificar a seleção para todos os campi da universidade. No Vestibular 2009, serão oferecidas 1.364 vagas divididas em 73 cursos de graduação da instituição. Este número representa um acréscimo de 310 vagas em relação às oferecidas no Vestibular para o ingresso no primeiro semestre de 2008, quando foram disponibilizadas 1.054 vagas.

Alguns cursos tiveram suas vagas ampliadas, divididas para o ingresso pelo PAS e pelo Vestibular, são eles: Ciência Política (mais 10 vagas), Direito (10), Educação Física (10), Estatística (6) e Educação Artística: Artes Cênicas (12).

Para mais informações procure a Central de Atendimento do Cespe/UnB, pelo telefone (61) 3448-0100 ou pelo e-mail: sac@cespe.unb.br.

Por Wanessa de Almeida