UFVJM (MG) encerra inscrições para SASI 2022

Inscritos nas duas primeiras etapas farão provas em 23 de outubro. Participantes da 3ª serão avaliados pelo Enem.
Em 10/08/2022 05h00 Por Silvia Tancredi

Campus da UFVJM
SASI é vestibular seriado da UFVJM
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Chegam ao fim nesta quarta-feira, 10 de agosto, as inscrições para a Seleção Seriada (SASI) 2022 da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Minas Gerais. O valor da taxa é de R$ 115.

Inscreva-se SASI 2022 UFVJM

Candidatos que estudaram na rede pública de ensino, alunos de baixa renda e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) já puderam solicitar isenção de taxa.

A relação de beneficiados com a gratuidade e desconto pode ser consultada no site da SASI. Quem ganhou a isenção também precisa fazer a inscrição neste processo seletivo.

SASI 2022 UFVJM

A SASI é o vestibular seriado da UFVJM. Os estudantes fazem provas ao final dos dois primeiros anos do ensino médio. Na 3ª etapa, os jovens são avaliados pelas notas do Enem

1ª e 2ª etapa 

Os participantes das duas primeiras etapas da Seleção Seriada da UFVJM farão provas no dia 23 de outubro em 26 cidades situadas no interior do estado de Minas Gerais.

O comprovante definitivo de inscrição, com os locais onde ocorrerá a seleção, estará disponível para os estudantes a partir do dia 27 de setembro. 

As provas da 1ª e da 2ª etapa serão formadas por 45 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Arte e Educação Física, Matemática, História, Geografia, Química, Física e Biologia.

Estude as provas anteriores da SASI da UFVJM

3ª etapa

Os inscritos na 3ª etapa serão avaliados pelas notas do Enem 2022, marcado para os dias 13 e 20 de novembro. Mas, os candidatos precisam tirar notas acima de 300 pontos em todas as cinco provas do exame educacional.                                 

Cada uma das provas do Enem conta com peso específico conforme o curso de graduação. Para a carreira de Medicina, por exemplo, as provas de redação e de ciências da natureza têm peso 3 e as demais provas, peso 2.

A 3ª etapa da SASI 2022 da UFVJM oferece 654 vagas, as quais estão distribuídas nos seguintes campi:

  • Campus Diamantina: 396 vagas

  • Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni: 150 vagas

  • Campus da Janaúba: 60 vagas

  • Campus de Unaí: 48 vagas

A Universidade adota a Lei de Cotas, que oferece metade das vagas para estudantes da rede pública. Dentro desse universo, há oportunidades para candidatos de baixa renda, Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e pessoas com deficiência.

Resultado

A previsão é que o resultado da SASI 2022 da UFVJM saia a partir do dia 30 de março para os participantes de todas as etapas. As datas das matrículas dos aprovados na 3ª etapa ainda não foram informadas.  

Para mais detalhes, acesse o Edital da 1ª etapa e da 2ª etapa, o Edital da 3ª etapa ou o site da SASI.